sábado, 18 de dezembro de 2010

As Tribos do Sul (Madalena Santos)

Tudo mudou nas Terras de Corza. O progresso é inevitável e, com ele, parece surgir a necessidade de cruzar fronteiras e explorar os recursos de outros territórios. Mas esta decisão é tudo menos pacífica e as tribos não estão dispostas a aceitar que os seus lugares sagrados sejam tomados sem qualquer tipo de explicação. E é nesta situação de conflito que Tyrawen, filha de Lorde Harfew, se vê no centro da relação tensa entre as gentes das tribos e os filhos de Corza. Entre a força inabalável do progresso e as crenças místicas e sagradas de um povo diferente.
Neste terceiro livro sobre as Terras de Corza, tudo o que de interessante e cativante havia nos volumes anteriores volta a surgir. Tal como os restantes livros, este pode ser lido independentemente, já que os pontos em comum se prendem mais com a caracterização do mundo que com a história propriamente dita. E este terceiro livro apresenta, sem dúvida, a mesma caracterização atenta e detalhada de costumes e cenários, a mesma complexidade de sistemas hierárquicos e políticos e, claro, a mesma força de mudança centrada numa personagem forte e interessante.
Tyrawen é uma figura carismática, forte nas suas convicções, mas, apesar disso, com as suas imperfeições. E são estas mesmas imperfeições que tornam tão interessante o seu percurso ao longo de todo o enredo. Um caminho onde, por vezes, o poder até está ao alcance, onde a sua missão parece ser de importância vital, mas onde as dificuldades são muitas e, por vezes, duras de suportar. Isto reflecte-se particularmente nas múltiplas mudanças de cenário a que o desconforto causado pela ideia de "não pertencer" causa na mente (e na alma) da protagonista.
O que mais marca neste livro, ainda assim, é a dimensão dos contrastes. É como se toda a narrativa tivesse como tema central a tensão de múltiplos mundos em colisão. A sociedade dominada pelas aparências de que Tyrawen fez parte, na fase inicial da sua vida, em contraste com a luta por uma nova liberdade, protagonizada pela sua irmã. O mundo em crescente industrialização das Terras de Corza em oposição ao sistema mais tradicionalista e místico das Tribos do Sul. O interesse e a ganância de alguns em contraste com o bem-estar dos mais vulneráveis. E, num universo onde conflito parece ser a palavra de ordem, mais surpreendente se torna o facto de ser a diplomacia o meio preferencial para a resolução dos problemas.
Cativante, com uma escrita envolvente e um mundo cheio de detalhes para descobrir, um livro que ganha força também pela grande mensagem de força e de persistência presente na história da sua protagonista, forte, mas humana nas suas imperfeições.

Sem comentários:

Enviar um comentário