sábado, 25 de dezembro de 2010

A Fé de um Escritor (Joyce Carol Oates)

A experiência da escrita. O que é, o que representa, o que pretende atingir. As grandes obras que inspiram, mesmo quando a possível ideia de "querer ser escritor" não pode sequer atingir um recanto da consciência. E as grandes marcas, os sucessos, as dores do percurso, o poderoso golpe do fracasso. O mau, o bom e o extraordinário do que é ser-se um escritor pela voz de uma autora versátil e com uma vasta obra.
Devo começar por referir o que verdadeiramente me conquistou neste livro: a atitude aberta e sem preconceitos da autora. Cada escritor terá, sem dúvida, o seu próprio método e, por isso, duvido que alguma vez fosse possível chegar a um acordo total relativamente ao tema, mas, ao longo deste livro, Joyce Carol Oates tem o cuidado de apresentar os seus pontos de vista sem antagonizar posições divergentes, o que é algo que por demasiadas vezes tende a acontecer. A autora não nega a importância dos sentimentos, da emoção e da inspiração, não apenas no crescimento e na relação da história e das personagens, mas também do papel que estas desempenham na vida e no percurso do próprio autor. E, sem deixar para segundo plano o inevitável esforço por detrás de um processo criativo, a autora reflecte também a magia, a força profundamente pessoal que esse processo pode também representar.
Um outro dos elementos mais interessantes deste livro é a abordagem ao fracasso como força de evolução, à crítica (à mente crítica do próprio autor, em contraste com as agruras da crítica "profissional", tanto a esclarecedora como a puramente destrutiva) e à importância da leitura como percurso de aprendizagem. Também aqui a autora me surpreende (pela positiva) ao apresentar um ponto de vista segundo o qual importa ler muito e segundo os nossos próprios critérios, não segundo o que outros dirão que devemos (ou não) ler.
Não sendo propriamente um livro dedicado às técnicas da escrita criativa, mas mais uma obra que reflecte uma atitude muito ponderada e um ponto de vista muito bem fundamentado sobre o que é (e, talvez, o que devia ser) esse estranho mundo da criação, uma leitura fascinante não só para autores e aspirantes a autores, mas para todos aqueles que amam e desejam conhecer melhor o mundo por detrás das histórias. Muito bom.

1 comentário:

  1. Continue festejando o seu Santo Natal.
    Vim lhe desejar Harmonia e Paz. Tens um blogue Belíssimo. Passei aqui lendo, e observando. E estou lhe convidando a visitar o meu, que por sinal é muito Simplório, e se possível seguirmos juntos por eles. Estarei muito grato esperando por vós lá.
    Abraços fraternais e que o Menino Deus, nos proteja, Sempre.

    ResponderEliminar