terça-feira, 10 de agosto de 2010

Damon, o Regresso (L.J. Smith)

Depois dos acontecimentos de Reunião Sangrenta, Elena mudou. Mas não foi a única. Ainda que Elena tenha voltado a ser aparentemente humana (ainda que com algumas capacidades invulgares), o efeito do seu sangue sobre Stefan tornou-o consideravelmente mais forte. Por outro lado, Damon, que revelara no livro anterior a sua dimensão humana, parece ter regressado mais malévolo que nunca. Um poder obscuro ameaça Fell's Church e consegue controlar todos aqueles que escolher como vítimas. Mas se a sua força é até superior à do próprio Damon e se fez com que Stefan fosse afastado, quem o poderá parar?
É impressionante ver a evolução deste volume relativamente aos anteriores. A escrita continua acessível, mas não tão simples como nos outros livros, e o desenvolvimento de descrições, acontecimentos e personalidades é bastante mais considerável. Além disso, o ritmo de acção é simplesmente viciante, de acontecimento e acontecimento, sem pontos mortos e com um enredo geral mais complexo e misterioso.
Se as personagens permanecem, em grande parte, marcadas pelos traços que sempre as definiram, existem algumas mudanças, provocadas pela presença do estranho poder, que os tornam numa constante surpresa. Isto é particularmente explorado em Damon que, na divergência entre o seu lado normal e o seu lado completamente maléfico, provoca situações de tal forma imprevistas que é impossível saber com segurança qual dos lados é a sua verdadeira natureza. Já as novas personagens, nomeadamente os gémeos kitsune, surpreendem pela invulgaridade das suas formas mutáveis e pelo tipo de poderes que conseguem controlar, sendo razão de muitos dos acontecimentos e origem de cenários bastante improváveis.
E isto leva-me ao que mais gostei neste livro. Se a acção é um elemento constante ao longo deste livro, não é por isso que a caracterização das personagens e as emoções destas são esquecidas. Ao longo do enredo, a autora apresenta momentos verdadeiramente marcantes e comoventes, para logo em seguida os insinuar como possivelmente falsos. E isto provoca dúvidas e desperta sentimentos ambíguos relativamente a alguns dos intervenientes, reforçando a força compulsiva de um enredo por si só envolvente.
Se os primeiros volumes desta série tinham sido uma leitura cativante, este regresso eleva a série a todo um novo nível. Agradável, envolvente, imprevisível e comovente, este foi um mundo a que foi um prazer regressar.

2 comentários:

  1. Emprestaram-me o livro enquanto estou à espera que chegue o meu e tenho que dizer que não concordo em quase nada com a tua opinião. Estou a achar o livro super aborrecido e absurdo. Mas isso são opiniões. =)

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho seguido esta série. Comecei a ler os livros devido a série televisiva.

    Por incrível que pareça, tenho gostado mais da série de Tv. Ainda assim este é um dos livros de aquisição obrigatória e o teu post deixou-me super curiosa :)

    ResponderEliminar