sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Imperfeitos (Scott Westerfeld)

Depois de uma aventura ilícita que a leva à cidade dos Recém-Perfeitos para rever o amigo Peris, Tally conhece Shay. E é através dela que Tally descobrirá que o mundo não se resume a 16 anos de imperfeição, seguidos de uma cirurgia que não só mudará o seu aspecto mas também lhe dará entrada onde tudo parece ser uma festa. Mas Tally ambiciona ser Perfeita e quando, depois do desaparecimento de Shay, se vê obrigada a escolher entre trair a amiga ou ficar para sempre Imperfeita, a decisão será difícil e os limites do mundo em que vive revelar-se-ão bem mais abrangentes do que ela alguma vez imaginara.
Viciante, com uma escrita envolvente e um enredo cheio de surpresas, este é um livro que cativa desde a primeira página. E, mais que uma simples história cheia de acção e de aventura, o que torna este livro tão interessante é que, apesar da intensidade dos acontecimentos em curso, é constante a presença de uma mensagem, de uma visão crítica do mundo. Neste livro, o sistema é aparentemente bastante claro. Todos devem ser iguais e, por isso, ao atingir a idade de 16 anos, cada Imperfeito é submetido a uma cirurgia que o tornará belo e radiante, preparado para um mundo de festas e de diversão. Esta ideia de inconsequência, de que tudo será melhor depois da cirurgia, aliada a um controlo mais estrito do que parece ser do conhecimento geral, criam a imagem de um mundo por vezes perturbador. Isto é particularmente evidente nas divergências entre o mundo dos Perfeitos e os habitantes do Fumo.
O mais interessante, ainda assim, é que todo este aspecto mais sério é explorado sem que a história se torne pesada. Na verdade, o ritmo de acção é praticamente constante e até a caracterização das personagens e das suas diversas emoções é progressiva, desenvolvida à medida que as circunstâncias justificam que cada característica seja revelada. Isto resulta num livro de leitura compulsiva, com várias surpresas ao longo do percurso e com uma série de revelações sobre o sistema que culminarão num final que deixa muita curiosidade acerca do que se seguirá.
Com um enredo intrigante, uma escrita muitíssimo agradável e uma série de personagens bastante interessantes, este é um livro que não só cativa por completo como propicia à reflexão. Um início muito promissor para uma série que me parece ter tudo para agradar.

1 comentário:

  1. Oii
    Tem 2 Selinhos pr vc no meu Blog!
    Passe por lá e leve!!

    =)

    Visitem, comentem, sigam e aproveitem o meu blog:
    http://malucosdaleitura.blogspot.com/
    ...
    ♥ ... Bem sei que me AdoraM ...♥
    ...
    XoXo

    ResponderEliminar