segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Novidade Aletheia

«Estaremos arruinados dentro de pouco tempo? Estaremos a levar os nossos filhos à ruína? Poucas vezes tais questões terão sido colocadas de forma tão incisiva. Com efeito, à excepção dos períodos de guerra total, nunca a dívida pública dos países mais poderosos foi tão elevada como é hoje. E nunca os riscos que tal implica para o nível de vida e os sistemas políticos destes mesmos países foram tão ameaçadores como são hoje. Poderá parecer que estamos perante um assunto árido e técnico, mas na verdade não é assim, porque o que está em causa é o nosso destino.

Nomeadamente em França, se não se põe imediatemente travão ao crescimento da dívida pública, o próximo Presidente da República ver-se-á obrigado a passar todo o seu mandato a impor uma política de austeridade; e a França e cada um dos franceses passarão a próxima década a sofrer as consequências das loucuras cometidas na década que terminou. Como poupar às gerações futuras a obrigação de pagarem – e de pagarem caro – o cinismo dos nossos contemporâneos?»
Jacques Attali

DO AUTOR

Economista, professor, escritor, fundador e primeiro Presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, Jacques Attali pertence ao top 100 dos intelectuais mais influentes do mundo, de acordo com a Foreign Policy Magazine. É editorialista da revista L’Express e autor de mais de cinquenta livros traduzidos para vinte línguas e tem mais de seis milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário