quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Ano dos Desaparecimentos (Susan Hubbard)

Na sequência dos acontecimentos de A Sociedade de Sangue, Ariella encontra-se agora a viver com a mãe. Mas as pessoas com quem Ari trava conhecimento têm tendência a desaparecer e há uma carrinha bege, conduzida por um indivíduo de ar estranho, que parece seguir os seus gestos. À medida que Ariella aprofunda os seus conhecimentos relativamente à sua própria natureza, também novos acontecimentos agitam a sua vida. Será a normalidade impossível?
Com um ritmo bastante mais intenso que A Sociedade de Sangue, ainda que com um ou outro momento parado, este livro é, desde o início, uma leitura agradável. Reencontrar personagens misteriosas como Raphael ou estranhamente. perturbadoras como Mary Ellis Root permitem, desde cedo, uma sensação de familiaridade relativamente a estas personagens. A escrita, bastante fluente e cuidada, intercala momentos de acção com pequenas explicações relativamente à natureza e aos diferentes sistemas destes vampiros que, não tendo grande familiaridade com o vampiro clássico, também não a têm relativamente ao tipo de vampiro sentimental que tem ganho visibilidade nos livros mais recentes. E se estas explicações quebram, por vezes, a envolvência do enredo, o facto de dispersar estes elementos pela história (contrariamente ao que acontece no livro anterior, onde algumas das explicações são bastante extensas) acaba por evitar a monotonia.
Sendo este o segundo volume de uma série que continuará em The Season of Risks, existem muitos acontecimentos que não são completamente explicados. Na verdade, há fases em que são as pequenas situações que ganham relevância e o grande perigo fica ainda com vários elementos pendentes. Gostaria de ter visto essas situações explicadas ao longo deste livro, mas tendo em conta a existência de um volume posterior, não deixa de fazer sentido, dada a natureza potencialmente complexa dos acontecimentos e seus intervenientes.
Um livro interessante, com momentos bastante cativantes e que, nas situações que deixa por explicar, acaba por despertar a curiosidade para o volume seguinte, acabando por funcionar como uma espécie de ponte para esse livro, através da introdução de novas personagens e entidades. Fica ainda o interesse em saber mais sobre as diferentes divisões destes peculiares vampiros, bem como da evolução de Ariella em direcção à idade adulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário