terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais Tempo, Mais Dinheiro (Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa)

Como ter uma vida próspera sem renunciar ao tempo necessário para dedicar à vida para lá do trabalho? É esta a principal pergunta a que este livro pretende responder, indicando técnicas de gestão de tempo e de dinheiro para orientar a vida no sentido da prosperidade. E a estratégia é apresentada de uma forma bastante detalhada e organizada, começando por definir conceitos relevantes para o tema, e partindo depois para as possíveis formas de gestão temporal e financeira, aplicando inclusive alguns exemplos práticos.
A ideia, no geral, é bastante interessante e há algumas dicas que me parecem bastante úteis. O problema, contudo, parece-me estar na ideia geral de que todo ou quase todo o sistema apresentado é praticável a qualquer estilo de vida. Ideias como as de reduzir o tempo aplicado ao trabalho, planear investimentos, eliminar urgências e até definir um local de trabalho diferente não me parecem aplicáveis a todas as circunstâncias, daí ficar um pouco confusa com a sensação de que algumas das sugestões parecem apontar que as responsabilidades pelas dificuldades em avançar para um ciclo de prosperidade se prendam necessariamente com alguma falha da parte do interessado.
Particularmente interessante para quem está a começar uma carreira por conta própria, talvez, com algumas dicas interessantes no que toca ao planeamento de investimentos e à gestão de agenda, fica a sensação de que falta uma abordagem para as condicionantes, por exemplo, do trabalho por conta de outrem. Um livro bastante bem organizado, mas que me parece direccionado a um público mais específico do que pareceria inicialmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário