quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Livro do Pastor (Joann Davis)

Uma história simples, onde as palavras e os cenários são apenas uma base para uma mensagem maior. A história de um pastor que, ante a dúvida e a repulsa para com um mundo onde a crueldade parece governar, parte em busca de um novo caminho, de uma resposta para a sua revolta interior. Uma busca espiritual, em suma, à procura de uma estrada que leve a um mundo melhor.
É a mensagem espiritual o elemento predominante deste pequeno livro. Os pequenos episódios que definem o caminho do pastor, aqueles que encontrou na sua viagem e as respostas tão distantes, mas tão simples, que acabará por encontrar, formam uma totalidade que é, afinal, uma simples mensagem de paz, intemporal, mas tantas vezes esquecidas. E o que gostei deste livro foi a forma directa como a autora apresentou o que queria transmitir, através de uma história cativante, mas que se cinge ao essencial, sem elaborações desnecessárias.
Com uma ilustração simples e adequada a cada um dos pequenos capítulos que constituem esta história, este é um livro que apela em primeiro lugar pelo aspecto. E se a história não é nada de particularmente complexo ou inovador, transmite na perfeição a mensagem que pretende trazer aos seus leitores e penso que seria esse o objectivo.
Uma leitura breve, com uma forte mensagem espiritual, mas não de uma religião em particular (apesar de alguns elementos mais característicos de algumas crenças). Agradável, cativante e com um ou outro momento comovente. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário