terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vergílio Ferreira: o Excesso da Arte num Professor por Defeito (Maria Almira Soares)

Desde a experiência dos anos passados no seminário aos longos anos passados como um professor sem vocação e até à persistência da temática escolar nos seus escritos bem depois de aposentação, este ensaio percorre, através das múltiplas referências deixadas nos diários e romances de Vergílio Ferreira, o caminho das relações do professor com a sua experiência escolar e a influência que esta teve na sua obra literária.
Com uma vasta lista de referências bibliográficas, a autora recorre a vários excertos - alguns são inclusive repetidos dentro de diferentes contextos - para dar uma imagem concreta da identidade de Vergílio Ferreira enquanto professor e das suas ligações e divergências relativamente à sua natureza de escritor. E não são apenas os principais passos que lhe marcaram a vida os que são apresentados neste livro. As suas influências, as linhas de pensamento por detrás de cada texto, a interpretação por detrás de uma ligação quase indissolúvel entre a escola e o antigo professor são cuidadosamente apresentadas e exploradas na sua relação com a obra.
Não sou propriamente uma conhecedora da obra de Vergílio Ferreira. Na verdade, Aparição foi o único livro que li do autor e não posso dizer que esteja entre os meus favoritos. Ainda assim, e apesar de me parecer que este tipo de ensaio será mais apreciado por aqueles que conhecem a fundo a obra de Vergílio Ferreira, existem agora coisas que fazem mais sentido relativamente ao que retive de Aparição. E renovou-se, talvez, a curiosidade em ler, um dia, algo mais do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário