segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Graceling - O Dom de Katsa

Katsa tem o dom de matar. E, desde o momento em que o seu poder se manifestou, resultando na morte acidental do primo, a jovem graceling tem sido utilizada pelo seu tio, o rei Randa, para espalhar o medo e, através da ameaça, conquistar o que deseja. Mas Katsa tem os seus próprios planos e, quando salva das masmorras de outro reino um velho lienida, acabará por conhecer o príncipe Po... e o início das suas aventuras para afastar do trono de Monsea um rei malévolo, mas que todos julgam cheio de bondade.
Cativante desde a primeira página, este é um livro que facilmente transporta o leitor para o seu mundo. Talvez devido à força de princípios que, desde cedo, transparece nos actos de Katsa e dos seus aliados, talvez pela forma como a autora mistura acção com momentos de forte emotividade, guardando as explicações e as descrições para quando elas são estritamente necessárias, é muitíssimo fácil entrar nesta história. E, se a escrita é fluída e bastante simples, já os intervenientes desta história parecem ganhar alguma complexidade nas dúvidas que os invadem relativamente à natureza dos seus dons.
Grande parte da história prende-se, de facto, com o crescimento dos dons e dos sentimentos entre Katsa e Po, o que deixa, por vezes, a sensação de que mais haveria neste mundo para desenvolver e para contar, mas que acaba por ficar para trás ante os dois elementos principais desta história: a relação que progressivamente se transforma em amor, entre Katsa e Po; e a necessidade, acima de tudo o resto, de proteger Bitterblue e derrubar o rei Leck. Acontece, assim, que, de entre vários personagens interessantes e com muito potencial, apenas ficamos a conhecer bastante bem Po, Katsa e Bitterblue, deixando para os livros posteriores mais em aberto sobre as personagens do que sobre a história principal propriamente dita.
Agradável, envolvente e viciante, um romance de estreia de leitura quase compulsiva, num mundo que fascina e que gostaria de ver mais desenvolvido. Emotivo e com personagens bastante promissoras, foi, afinal, uma leitura agradável e que desperta curiosidade para o que se seguirá nesta saga. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário