terça-feira, 31 de agosto de 2010

Novidade Sextante

«Quero partilhar com os leitores desta obra parte da experiência que vivi quando jovem, durante o processo de independência do país, os anos de guerrilha que se seguiram à proclamação da independência, e o processo de negociação que conduziu às primeiras eleições da história de Angola. Esta é, antes de mais, uma narração dos acontecimentos, vistos do meu ponto de vista, como parte de uma geração, na altura adolescente, que se viu arrastada pelo vendaval da revolução, numa corrida imposta por vontades, desacordos e ambições da geração mais velha. (…) Esta obra não pretende ser história absoluta. Ela é, como disse acima, apenas uma narração da minha trajectória na luta pela inclusão democrática, relato de uma vida entregue e moldada pela “revolução”.»
Jardo Muekalia, Preâmbulo

Jardo Muekalia nasceu a 20 de Setembro de 1959, na província do Huambo, em Angola. Integrou a guerra de guerrilhas quando tinha 16 anos. Fez a sua formação militar em Rabat, Marrocos, tendo mais tarde integrado a missão externa da UNITA. Chefiou a representação da UNITA em Londres e, durante 10 anos, representou oficialmente o Partido em Washington, onde assegurou o programa mais ambicioso de ajuda norte-americana a uma entidade não-estatal africana.
Conduziu várias missões diplomáticas em África e na Europa, participou nas negociações de paz em Abidjan e Lusaka e esteve presente em todas as cimeiras Eduardo dos Santos/Jonas Savimbi realizadas no exterior.
Mestre de Relações Internacionais pelo Institute of World Politics de Washington, foi Secretário Adjunto para as Relações Exteriores da UNITA e é reformado das Forças Armadas de Angola, com a patente de brigadeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário