domingo, 25 de julho de 2010

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner (Stephenie Meyer)

Bree é apenas mais uma entre os novos vampiros criados por Victoria para o seu plano de ataque. Mas ela não sabe quem é e, na sua difícil convivência com os outros recém-criados, a sua aprendizagem é feita de mentiras. Até que conhece Diego e descobre que Riley não é quem finge ser e que o que lhe foi dito sobre a sua natureza é maioritariamente falso.
Breve, contada do ponto de vista de Bree e com uma escrita simples, esta é uma história de um modo geral envolvente e com algumas situações interessantes. A comparação entre as características do vampiro clássico marca aqui uma curiosa presença, já que os novos vampiros são ensinados a crer nesses mitos e a temer o Sol. Por outro lado, na inevitável comparação entre Bree e Bella, a jovem vampira sai em muito beneficiada. Talvez devido à brevidade da sua história, Bree surge como uma protagonista que, apesar de vulnerável e por vezes demasiado inocente, está bastante segura das suas emoções relativamente a Diego e, ainda que revele uma certa ingenuidade, não apresenta as constantes indecisões de Bella. Além disso, quando se torna necessário agir, Bree não se remete, apesar da sua debilidade, à protecção dos que o rodeiam, a não ser quando nada há que possa fazer por si própria.
Menos positiva é a descrição de alguns pormenores já conhecidos da saga (como a caracterização do brilho dos vampiros) ou a revelação detalhada de elementos não muito relevantes para os acontecimentos (como o som resultante de um beijo entre vampiros), em oposição à brevidade com que situações mais importantes são tratadas (principalmente no que respeita a Diego). Ainda assim, há nesta novela alguns momentos marcantes e o final, apesar de previamente conhecido, não deixa de ser um pouco comovente.
Uma leitura agradável, em suma, ainda que com alguns elementos menos cativantes. Com um pouco mais de acção e menos tempos mortos, para quem apreciou os livros da saga, será provavelmente uma boa leitura.

1 comentário:

  1. Eu li o livro e acho que a Stephenie, apesar de ser uma óptima escritora, podia ter feito um melhor trabalho. Neste livro não há tanto pormenor como nos outros da saga, mas não é por isso que deixa de ser uma leitura comovente. Não há muito que reflectir neste livro. As coisas simplesmente acontecem e os sentimentos de Bree não são tão intensos como os de Bella, talvez devido ao facto de uma vampira recém-nascida não ser tão sensível como uma humana.
    Este livro está em primeiro nos top's, mas eu penso que esse acontecimento se deve devido ao facto de ser escrito pela Stephenie Meyer e ser uma história que deriva da Saga.


    O Blog está óptimo!
    Bom trabalho (:

    ResponderEliminar