quinta-feira, 15 de julho de 2010

The Selected Poems of William Blake

É difícil explicar que percepções transmite um livro como este. Já conhecia alguma da poesia de William Blake, mas sempre tive curiosidade de aprofundar esse conhecimento e quando, finalmente, a oportunidade surgiu, não a podia deixar passar.
A ter de descrever este livro numa só palavra, esta seria, sem sombra de dúvida, fascinante. A vastidão da obra, não só em quantidade, mas na diversidade e profundidade de temas que explora torna esta leitura em algo impressionante. E, através de uma organização cronológica dos diversos trabalhos, acompanhados de uma breve nota explicativa que os contextualiza, é possível ver as variações de estilo e de tema presentes na poesia de Blake.
Poemas aparentemente simples, talvez isolados, como os dos esboços iniciais dão lugar a obras complexas, de elevada exploração mitológica, mas também com uma forte visão da época em que foram escritos. Situações políticas, conflitos e revoluções ganham vida por entre traços de uma mitologia pessoal e de uma intensa reflexão sobre a natureza do divino. E cada um dos poemas que constituem este livro marca da sua própria forma, seja pela inocente pureza de Songs of Innocence ou pelos laivos de um pessimismo progressivamente mais negro em trabalhos posteriores.
Marcante e impressionante em cada palavra e em cada mensagem, esta é uma obra completa e complexa que, sem dúvida, vale a pena ler. E reler. E reler novamente.

1 comentário:

  1. O ano passado fiz um trabalho sobre as Songs of Innocence and of Experience, em que relacionava alguns poemas com as ilustrações que eram feitas também por ele. Era de facto uma mente criativa, que não deixava nada ao acaso e que em tudo imprimia um significado próprio.
    Adorei fazer aquele trabalho e aprendi muito sobre ele, para além de ter ficado a adorar a sua poesia. :)

    ResponderEliminar