sábado, 17 de julho de 2010

Issa: A Maior História Nunca Antes Contada (Lois Drake)

Passaram catorze anos desde que estranhos prodígios anunciaram a chegada de um salvador. Agora é tempo de Jesus iniciar a sua aprendizagem, para que possa realizar o trabalho do Pai. E é junto dos Kushans, e na companhia do seu príncipe, que Issa iniciará a sua viagem em busca do conhecimento e da iluminação.
Esta é uma história que, fortemente baseada na bibliografia que aponta que os anos desconhecidos da vida de Cristo (ausentes dos textos bíblicos) tenham sido passados no Oriente, tenta recriar, de certa forma, o percurso da sua aprendizagem espiritual. Mais que uma abordagem à época e aos seus costumes, é a espiritualidade a desempenhar o papel predominante neste livro, e não só em Jesus (conhecido por Issa, no Oriente), como nos seus companheiros de viagem: no príncipe desapontado por ter sido afastado do pai, na jovem que decide abandonar tudo para encontrar a espiritualidade, em Awa, outrora punido por querer aprender as coisas sagradas, e no próprio Maitreyajna, o guia de todos eles.
A escrita é simples, sem grandes descrições. Os cenários e os costumes apresentados limitam-se ao estritamente necessário para passar a mensagem, sendo que o que é realmente aprofundado são as diferentes manifestações da fé com que o grupo de viajantes se depara. Isto leva a que, por vezes, fique a sensação de que falta algum desenvolvimento na história, a curiosidade em saber mais sobre o ambiente envolvente, mas não deixa de resultar num reflexo claro e preciso do essencial neste livro: as ligações que existem entre os vários tipos de fé.
Não é o final o mais marcante neste livro. Na verdade, a forma como a história termina acaba por deixar a sensação de que haveria mais a dizer, ainda que faça sentido, tendo em conta que a partir daí o caminho seria na direcção do narrado nos textos bíblicos. O mais interessante, ainda sim, é a forma como determinados momentos e determinadas lições estabelecem paralelismos com o que mais tarde será apresentado na narrativa bíblica.
Interessante e envolvente, ainda que breve, este é um livro que prima essencialmente pela mensagem espiritual. Ainda assim, para os interessados pela temática das religiões - e não apenas da cristã - este é um livro que, apesar do pouco desenvolvimento de alguns temas, tem muito para ensinar. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário