sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Novo Inquilino (Doreen Tovey)

Charles e Doreen estão já mais que habituados ao caos que é partilhar a vida com dois gatos siameses. Mas Solomon e Sheba têm já muitos anos de vida e, um dia, o inevitável acontece e Solomon acaba por morrer. É então que o casal decide adoptar um novo gatinho e, após uma longa busca pelo gato perfeito, o pequeno Seeley acaba por entrar nas suas vidas.
Para quem gosta de animais, e de gatos em particular, este pequeno livro será uma verdadeira delícia. Com uma escrita leve e descontraída, pautada por situações divertidas e pela forte ternura de quem sabe o que é amar, com todos os seus defeitos, o animal que escolhemos para companheiro, cada situação invulgar, cada experiência divertida, cada momento de medo e de incerteza contribui para uma visão clara e enternecedora do que é a vida deste casal e dos seus amigos de quatro patas.
Seeley é um gatinho fantástico. Aventureiro, curioso e particularmente terno na sua forma de interagir com os animais, é uma mascote que conquista o leitor à primeira visão da sua pequena figura. Mas não é só de Seeley que este livro trata. As aventuras do casal Tovey no mundo animal não se limitam aos gatos e o contacto com outros animais proporciona também muitos episódios interessantes neste livro.
Um aspecto muito interessante é a forma como a autora parece "dar voz" aos seus animais de estimação, atribuindo frases claras a cada gesto ou miado. Também isto reflecte a incondicionalidade da ternura que une este casal aos seus animais de estimação e transmite a este livro uma maior autenticidade.
Um livro breve, mas envolvente, com vários momentos divertidos e outros muito emotivos. Para todos aqueles que gostam de animais, esta é não só uma história terna, mas um verdadeiro manual de como a vida muda quando vivida na companhia de um siamês. Uma ternura de livro.

1 comentário:

  1. Olá! Estaria interessado/a em vender o seu exemplar de O novo Inquilino? Não encontro à venda em nenhuma livraria..

    ResponderEliminar