quarta-feira, 28 de julho de 2010

Corsários e Piratas Portugueses (Alexandra Pelúcia)

Qual o papel do corso nos descobrimentos portugueses, quem esteve envolvido, que regras os guiavam e que conflitos provocaram. Estas são só algumas das questões explicadas neste breve mas muito interessante livro sobre a presença dos portugueses na Ásia e suas actividades de corso e pirataria. Desde nomes conhecidos como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, cujas actividades de corso são pouco conhecidas, a outros menos presentes na História dos descobrimentos, este livro apresenta, sem
grande complexidade, mas de forma bastante completa, o percurso e a natureza das acções dos navegadores portugueses.
Orientado de forma simples, mas com uma longa e completa lista de referências para quem quiser aprofundar conhecimentos, esta obra, que teve por base o trabalho académico da autora, é bastante esclarecedor, principalmente no que respeita aos costumes e regras, bem como às razões que poderiam levar alguém a passar de corsário admitido pela autoridade do rei a pirata. As vantagens políticas e económicas, a divisão das presas e os conflitos que envolviam o sistema da época são também referidos e, ainda que fique a sensação de que o tema podia ser bastante mais aprofundado, para quem procura uma ideia geral sobre o assunto, este é um livro bastante esclarecedor.
Interessante e preciso, Corsários e Piratas Portugueses surge como uma visão abrangente, ainda que não muito desenvolvida, de um lado menos conhecido dos descobrimentos. Para quem conhecer pouco do assunto, este é provavelmente um bom livro para começar.

Sem comentários:

Enviar um comentário