sexta-feira, 30 de julho de 2010

Viver o Sonho (Josephine Cox)

Luke Hammond é um empresário de sucesso, com uma vida destroçada. O amante da mulher espancou-a violentamente e desde então ela tem momentos de loucura que a tornam um perigo e um fardo. Amy, por sua vez, é uma jovem simpática e generosa, mas marcada pelo abandono de Don Carson, poucos dias antes da data do seu casamento. E eles não se conhecem, mas há entre eles uma força de sentimentos irrecusável e um percurso que nem eles podem imaginar.
Esta é uma história centrada fundamentalmente nos desencontros e dúvidas do amor, não só na impossibilidade da paixão que Luke sente por Amy (bloqueada pelo seu casamento com uma mulher instável e perturbada), mas também na história de Amy e da sua descoberta de Jack, de Daisy e do seu confuso conhecimento de Roy, e até de Maureen e da revelação da verdadeira natureza do seu marido. Cada uma destas histórias, entretecidas num todo onde as ligações são inúmeras, contribui de uma forma muito própria para reflectir os vários finais possíveis de uma história de amor, mas também de obsessão e de amizade, e, ainda que a diversidade de histórias a decorrer em simultâneo resulte inicialmente numa leitura um pouco confusa, a partir do momento em que se assimila o ritmo e a identidade de cada personagens, é muito fácil encontrar algo com que simpatizar.
Algumas das situações, principalmente no início, são um pouco improváveis, o que resulta numa certa demora em criar laços com as personagens. Mais tarde, contudo, quando conhecemos as suas verdadeiras naturezas, é quase inevitável odiar as atitudes de Georgina, admirar a paciência de Amy e sentir uma certa perturbação ante as crises de Sylvia, entre outros aspectos.
Uma última referência para o final que foge aos moldes clássicos deste género, não terminando nem numa tragédia completa nem no total "felizes para sempre" de muitas das histórias mais centradas no aspecto romântico. Aqui, há momentos de felicidade, de dor e de nostalgia na medida certa e, se nem só dos protagonistas vive esta história, Luke é, por si só, um facto de mistério nos desenvolvimentos desta história.
Emotivo e cativante, ainda que um pouco confuso na fase inicial, para quem procura uma história romântica, mas com um rumo um pouco diferente do habitual, acredito que este livro não desiludirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário