quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jasmyn (Alex Bell)

A vida de Jasmyn Gracey desmoronou quando o marido morreu. Mas, mais que o luto e a dor da perda, Jasmyn terá de lidar com uma série de situações estranhas, que começam desde logo com a queda de cinco cisnes negros no dia do funeral de Liam. E é quando Jasmyn recebe a visita de um estranho que as revelações começam a surgir, fazendo com que ela dê início a uma viagem estranha e cheia de aventuras, passando pelo castelo de Neuschwanstein e pelas catacumbas de Paris, para cessar apenas perante a verdade.
Uma leitura deliciosa. É isso que este livro proporciona. Com um capítulo de abertura intenso e emotivo e uma escrita fluída e envolvente ao longo de toda a história, é incrivelmente fácil entrar desde o início na confusa vida de Jasmyn. Desde o início que a jovem albina parece estar contra o mundo. A família do marido parece odiá-la e, mais que isso, a visão que todos eles têm de Liam é diametralmente oposta à sua, o que resulta numa poderosa sensação de solidão que, desde muito cedo desperta a solidariedade do leitor.
Mas é quando a magia se manifesta mais claramente que as coisas se tornam irresistíveis. O mito é um elemento constante ao longo de toda esta história, centrada em grande parte na lenda de Ludwig da Baviera, o rei-cisne. E a lenda reflecte-se na realidade da história, com o aparecimento dos cavaleiros-cisne, o misterioso Kini e o roubo da voz da princesa-cisne. Mas há outras criaturas mitológicas e também as fadas têm o seu papel a desempenhar nesta história.
Com um equilíbrio perfeito entre acção e emoção, a história desenrola-se sem momentos parados, mas permitindo um conhecimento bastante claro das personagens. Entre situações e reviravoltas imprevistas, é possível ficar a conhecer a verdadeira natureza de Liam, os sentimentos tão cuidadosamente escondidos de Ben, a tocante relação de Jasmyn com a sua música (e este foi um elemento que me marcou de forma muito pessoal) e até a nobreza por detrás do enigma que é Lukas. E estas personalidades tão intensas e tão diversas, aliadas à presença mitológica e à diversidade de locais, inserem neste livro toda uma série de pormenores maravilhosos de descobrir.
Desde a pureza frágil de Jasmyn à força por vezes incompreendida de Ben, há toda uma diversidade de mundos e de pessoas para descobrir nesta história simplesmente mágica. Emotivo, viciante e cheio de aventuras para percorrer, este é um livro que recomendo sem reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário