terça-feira, 20 de julho de 2010

O Segredo dos seus Olhos (Eduardo Sacheri)

Finalmente reformado, trinta anos depois da investigação que lhe mudou a vida, Benjamín Chaparro decide escrever um livro sobre essa história que o marcou: a de uma mulher assassinada e de como o marido desta mulher o convenceu a embrenhar-se na investigação mais do que teria feito em circunstâncias normais.
Existem duas linhas de enredo neste livro. A primeira, contada na terceira pessoa, mostra o processo de escrita de Benjamín Chaparro, bem como as razões que o movem, que dúvidas o assaltam e que secretos sentimentos escondeu durante tantos anos. Dentro desta, contudo, surge a outra história e esta é contada pela voz do próprio Benjamín. A história de como viu pela primeira vez o cadáver de Liliana e de como ao conhecer o seu marido, Ricardo Morales, descobriu o empenho em envolver-se na investigação, interferindo em assuntos de uma tal importância que acabariam por o colocar em perigo de vida.
Estas duas histórias coexistem numa harmonia fluída, proporcionada pela escrita envolvente do autor, capaz de nos transportar para a mente de Benjamín através da forma como representa os seus pensamentos e palavras. As ideias surgem como se captadas directamente da mente do protagonista, o que faz com que seja, na verdade, bastante simples pensar e sentir como estando no papel dele. E quando a história parece ter atingindo um ponto marcante e o final parece estar já definido, o autor transporta-nos por momento para a situação do Benjamín escritor e, ao voltar para a sua história, a dúvida que se instalou reflecte já que há ainda muito que contar. Porque a história é muito mais que a de uma simples investigação e, como tal, só bem depois de fechado o caso e esquecido o tribunal se reflecte em pleno o sucedido com vítima e assassino.
Intrigante e cativante na intensidade dos seus mistérios, ainda que gostasse de ver um pouco mais de desenvolvimento no que à emoção diz respeito, este é um livro de leitura agradável, mas que, nalguns momentos, perturba e pede alguma reflexão. Um mistério e uma investigação, mas mais que isso, o reflexo das vidas por detrás do caso. Gostei.

2 comentários:

  1. Adorei o livro sem dúvida nenhuma...mas senti-o como se fosse real e disso estava convencidíssima apesar de achar que certos factos tinham mt pormenor...
    foi meu espanto no fim do mesmo quando descobri que era ficção...senti um fio de desilusão..

    ResponderEliminar
  2. Quero comprar esse livro mais nao encontro em livrarias brasileiras. Alguem pode me indicar onde encontr-lo? fredsoncc arroba gmail ponto com

    ResponderEliminar