terça-feira, 13 de julho de 2010

A Iniciação (Jennifer Armintrout)

Carrie Ames começou recentemente a trabalhar no hospital e a pressão é grande. Mas naquele dia, quando um desconhecido em muito mau estado dá entrada nas urgências, Carrie perde o controlo e foge, levando a que, mais tarde, se sinta obrigada a vencer o medo e a entrar na morgue para ver o estranho de que fugiu. O cadáver que encontra, contudo, não é o que esperava e, ali, Carrie descobrirá o início de uma vida diferente. De uma vida para lá da morte, onde apenas o sangue é alimento.
De entre os muitos livros de fantasia urbana com vampiros que têm surgido ultimamente, este foi um dos que mais me cativou. Com uma escrita fluída e envolvente, A Iniciação apresenta uma história onde a acção tem um ritmo constante, mas onde a caracterização das personagens não fica por explorar. Explorando a dualidade entre o bem e o mal nas duas figuras aparentemente opostas dos vampiros Cyrus e Nathan, a autora representa com bastante clareza a fragilidade da linha que separa os dois lados do confronto. E Carrie, atraída para o progenitor pelo laço de sangue, mas por Nathan por algo desconhecido dentro de si, acaba por representar, de certa forma, a dificuldade entre escolher apenas um dos lados.
Várias mudanças imprevistas no rumo da história, apoiadas numa abordagem relativamente simples, mas eficaz, à temática do vampirismo, conferem a este livro um ritmo viciante. E, ainda que a atracção entre personagens desempenhe um papel importante na história, não se torna exagerada, deixando lugar para alguns momentos perturbadores e até algo macabros, bem como para algumas situações mais emotivas.
Ainda no respeitante ao antagonismo entre Cyrus e Nathan, este livro tem, na relação entre estes dois vampiros, algo que me cativa particularmente. Ambos têm uma história intrigante e enigmática em comum, um passado que se reflecte nos dois e que, de alguma forma, os transformou no que são: Cyrus, a figura cruel, mas estranhamente sedutora; Nathan, o vampiro que deseja extinguir a sua raça, atormentado e isolado nas suas próprias memórias.
Um livro agradável, de leitura compulsiva e que, com os seus momentos surpreendentes e com personagens cativantes e intrigantes - e isto não se aplica apenas aos vampiros principais, mas também a personagens como Ziggy, Clarence e até mesmo Dahlia - abre muitas possibilidades com que o leitor se possa identificar. Intenso, viciante e muito interessante. Muito bom.

2 comentários:

  1. Olá,
    Desde que vi este livro fiquei com curiosidade, mas depois desta critica positiva, vou colocá-lo num dos lugares topo na minha lista a comprar... :)
    Já se sabe a data de lançamento do próximo livro da colecção "Predadores da Noite" da Sherrilyn Kenyon?

    Obrigada,
    Claudia Vic

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Se não estou em erro, o próximo volume da série Predadores da Noite está previsto para Setembro.

    ResponderEliminar