quinta-feira, 7 de julho de 2011

De que São Feitos os Sonhos (Melissa Senate)

Após a morte da avó, cabe a Holly Maguire prosseguir com as aulas de cozinha italiana e manter viva a Camilla's Cuccinota - ou vender a casa e voltar costas ao lugar onde sente pertencer verdadeiramente. Chegou ali em busca de um refúgio e de conforto e foi o que encontrou. Mas agora Camilla morreu e Holly tem de encontrar o seu próprio caminho, tanto na cozinha como na recuperação do seu coração partido.
É muito fácil entrar na história que este livro apresenta, quer pela escrita envolvente da autora, quer pelo ambiente geral. A vida de Holly está numa fase complicada, mas há uma força que transparece desde cedo e é, em grande parte, essa vontade de continuar a lutar quando tudo parece correr mal que cria com a protagonista uma empatia quase imediata. Além disso, situações ternas e comoventes abundam ao longo da narrativa, quer nas memórias que Holly guarda de Camilla, quer na história de Mia e da atribulada relação dos seus pais, quer nos restantes alunos que, cada um com a sua história e as suas dificuldades, descobrem nas aulas de Holly algo mais que uma simples distracção.
Há um toque de magia nesta história, uma presença discreta nas capacidades de Camilla de, em certa medida, adivinhar o futuro. E este pequeno elemento torna também o passado da Camilla's Cuccinota, e da história da mulher que a criou, algo de muito especial. Pena que este lado da história perca, por vezes, visibilidade ante o caminho de Holly e a sua descoberta do amor, já que a história de Camilla é também algo de marcante e algo complexo, que poderia ter sido mais desenvolvido.
Cativante e com a memória e os sentimentos como força essencial (com o amor como centro, como seria de prever), um livro onde uma aventura culinária serve de refúgio, mas também de ponto de encontro para várias histórias, diferentes e interessantes. Terna e reconfortante, apesar de um pouco breve nalguns aspectos, uma leitura agradável.

1 comentário: