sábado, 23 de julho de 2011

Na Sombra do Pecado (J.R. Ward)

Zsadist. O passado fez dele um guerreiro feroz. Até mesmo na Irmandade a sua presença causa desconforto e há quem se pergunte se algo de humano sobreviveu aos séculos de abuso que o transformaram. Mas há alguém que, desde o princípio lhe desperta emoções inexplicáveis. E agora que Bella desapareceu, Zsadist não descansará até descobrir a sua localização - e exercer vingança sobre a criatura que a aprisionou.
Há algo de particularmente fascinante na forma como a autora consegue criar para os seus protagonistas um passado difícil e, ao mesmo tempo, construir-lhes um caminho para a redenção possível. E isto é particularmente evidente neste livro. Mais até que a descoberta da capacidade de amar, o passado de Zsadist é algo que permite toda uma nova visão da personagem algo sinistra que fora surgindo ao longo dos livros anteriores. Crueldade, abuso e humilhação são apresentados de uma forma directa e altamente emotiva, criando para com o protagonista uma empatia pouco menos que inevitável, mas também a dúvida sobre se alguém tão quebrado poderá alguma vez regressar da sombra dos seus demónios.
Tal como nos livros anteriores, a autora não se centra exclusivamente no casal protagonista, e se a relação entre ambos é, de facto, um ponto de grande relevância, há, ainda assim, mais para descobrir para além do romance e da sensualidade. Neste livro, novos elementos da sociedade vampírica são apresentados e as histórias e percursos de outros membros dessa sociedade vão sendo desenvolvidos. O resultado é um enredo onde a acção se interliga com a emoção (e esta não se resume ao aspecto romântico), e onde, mais que apenas a história de Bella e Zsadist, o caminho de toda a Irmandade é aprofundado, insinuando já algumas possibilidades para o que sucederá nos livros seguintes.
Feito de amor e de sensualidade, mas também de memória e redenção, perda e resignação, este é um livro onde afectos e relações (românticas, hierárquicas, fraternais...) surgem em toda a sua força, num cenário que, a cada novo desenvolvimento, se torna também um pouco mais interessante. Cativante, emotiva e surpreendente, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário