domingo, 24 de julho de 2011

Precious: A Força de uma Mulher (Sapphire)

Esta é a história de uma vida diferente. De uma rapariga com sonhos, como qualquer outra, mas com demasiadas dificuldades para uma existência tão curta. Aos dezasseis anos, Claireece Precious Jones é praticamente analfabeta, vítima de abuso da parte do pai e mãe de dois filhos deste. Mas a sua vida vai mudar ao entrar na escola alternativa Cada Um Ensina Um.
Perturbador seria uma boa palavra para definir este livro. Acontecimentos dramáticos e revoltantes são apresentados pela autora de uma forma tão directa - e quase em tom de rotina - que o impacto da situação acaba por se tornar imenso. É que cada palavra da história de Precious insinua que todos os acontecimentos - as violações, as agressões, a humilhação - fazem parte da sua normalidade, pois não conheceu nada mais. Esta aceitação tão evidente no tom com que Precious conta a sua história é algo que abala, principalmente pela medida em que condiciona a sua posição perante as possíveis mudanças.
Escrito na primeira pessoa, há neste livro uma necessidade de reflectir Precious como ela é, incluindo as suas limitações. Estranha-se, por isso, o vocabulário, as expressões (e os erros ortográficos) que, ao aproximarem-se da forma como as palavras soam (ao invés da forma correcta de escrever) reflectem também as dificuldades da protagonista a nível de leitura e escrita. Este é, apesar disso, um elemento que se vai desvanecendo ao longo da leitura, já que, a partir do momento em que a história se torna familiar, as questões de linguagem são apenas mais uma parte de um percurso todo ele difícil.
Esta é a história de Precious e, por isso, é apenas natural que seja esta a personagem mais importante do livro. Mas há também nas suas relações e nas personagens que cruzam o seu caminho uma série de figuras marcantes, destacando-se a professora Blue Rain que, por entre todas as dificuldades, será o muito necessário ponto de apoio da protagonista. E também as colegas de turma de Precious, cujas dificuldades pessoais têm também muito de marcante, ainda que surjam apenas na fase final.
História de sobrevivência e percurso de grandes dificuldades, este é um livro que marca a vários níveis: pela linguagem invulgar, pela história dolorosa, pela progressiva resistência da protagonista. E, por todos estes motivos, nunca será uma leitura fácil. É, ainda assim, o relato de uma grande caminhada com todas as circunstâncias como opositoras. E essa é uma luta que vale a pena acompanhar.

1 comentário:

  1. tenho-o na minha lista para ler, acho que devo gostar muito!
    Gostei da tua opinião.
    Boas leituras!
    cris
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar