sábado, 9 de julho de 2011

O Perfume da Savana (Ludgero Santos)

Parte história de amor, parte retrato de um passado, esta é a história de Daniel e de como, no coração de África, encontrou um amor eterno e verdadeiro - mas proibido. Um feiticeiro disse-lhe que a chuva viria no dia em que, pela primeira vez, falasse com a mulher da sua vida. Mas Isabel não é só o foco da sua paixão. É uma mulher casada, com uma filha e um marido disposto a tudo para manter a sua reputação, num tempo de regras e preconceitos, onde a imagem social se sobrepõe a tudo.
É, principalmente, na caracterização dos lugares e da mentalidade da época que reside o ponto forte deste livro. As posturas preconceituosas de algumas personagens - quer para com as mulheres, quer para com os elementos de raça negra - são apresentadas de forma tão mais evidente pelo contraste com a posição pessoal de Daniel no que respeita a estes temas. Para ele, e apesar de uma certa ingenuidade (que, com o evoluir do enredo, se transforma em persistência), todos são humanos igualmente capazes, mas não é essa a posição do mundo em volta.
Talvez em parte devido à grande evidência deste aspecto, acaba por ser Dibó, personagem relativamente secundária, quem mais conquista empatia. Se a história de Daniel e Isabel tem o seu foco no elo romântico que se desenvolve entre ambos, Dibó cria empatia por diferentes razões: lealdade ao amigo, conhecimento preciso (por vezes até demasiado) do seu lugar aos olhos do mundo, constância nos momentos difíceis, disposição para agir como for necessário. Estas qualidades tão definidas fazem de Dibó uma personagem que, não sendo a figura central da narrativa, acaba por se revelar a mais marcante.
O ritmo dos acontecimentos é bastante pausado, crescendo em intensidade com o crescimento do próprio protagonista. A escrita é, de modo geral, agradável (apesar de algumas gralhas, principalmente de pontuação), ainda que os momentos mais descritivos abrandem um pouco o ritmo da narrativa. E a fase final, onde os acontecimentos tomam a forma da tragédia que, aos poucos, se vinha insinuando, uma situação inicialmente previsível ganha um rumo surpreendente na forma de uma vingança dura, inesperada e explorada de forma marcante.
De leitura agradável e com algumas surpresas interessantes, O Perfume da Savana é uma história que, apesar de ter o amor como ponto central, não se limita a este aspecto, apresentando uma visão bastante completa (no melhor e no pior) de um tempo e de um lugar muito diferentes. E aí está o melhor deste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário