sexta-feira, 22 de julho de 2011

Love Bites - terceira parte

Continuando a percorrer os contos desta antologia, segue-se I Need More You, de Justine Musk. A história é a de uma vampira, da sua invulgar relação com... algo diferente, e da forma como essa ligação condiciona os seus actos. A nível de emoções, o elo é mais uma questão de necessidade que propriamente de romance, apresentando-se uma visão muito clara e altamente emotiva da protagonista, numa história envolvente e que deixa bastante à imaginação do leitor.
Em Point of No Return, de Jennifer St. Giles, um guerreiro vampiro abandona o seu refúgio para proteger a vida de uma mulher que o cativou sem saber. Uma história envolvente, com uma escrita fluída e descrições cativantes. Ambos os protagonistas são figuras interessantes, havendo entre ambos muito de sensualidade. Contudo, o conto não se limita ao romance, deixando espaço a valores de honra e nobreza, num sistema bastante interessante e onde uma reviravolta inesperada irá criar a tensão que culminará num final marcante.
With Friends Like These, de Dawn Cook trata de dois colegas de quarto e de uma corrida nocturna que revelará muito sobre a natureza de um deles. Com um início pausado, mas tensão constante, trata-se de uma história intrigante e com alguns momentos surpreendentes, mas onde o elemento romance está completamente ausente.
Segue-se Blood Gothic, de Nancy Holder. A história é a de uma mulher que espera pelo seu amante vampiro. O texto é relativamente breve, e essencialmente centrado na expectativa e na ilusão da protagonista, no reflexo de uma obsessão que progressivamente se transforma em algo mais sombrio. Contado do ponto de vista da protagonista, uma interessante visão do efeito da ânsia e do desejo sobre os contornos da linha que separa realidade e alucinação.
Eternity Embraced, de Larissa Ione, apresenta uma caçadora de vampiros que, em busca do seu companheiro, cai numa armadilha preparada pelo inimigo. Perante uma situação desesperada, ambos têm agora de controlar os seus instintos mais básicos - ou escolher um caminho que contraria tudo aquilo em que acreditam. Um dos melhores textos da antologia, este conto mistura as medidas certas de tensão, acção, emoção e sensualidade, sendo particularmente bem explorada a dificuldade em que os protagonistas se encontram. Intenso e cativante. Muito bom.
Em The Ghost of Leadville, Jeanne C. Stein conta a história de uma vampira que, de regresso a um lugar do seu passado, recorda o dia em que se cruzou com o humano que lhe conquistou a atenção. Sensual e envolvente, é particularmente interessante ver como, ao longo da narrativa, o que começa como atracção física evolui para algo mais, conduzindo a uma conclusão intensa, emotiva e algo surpreendente.
Segue-se The Vampire, The Witch and the Yenko, de Tiffany Trent. Aqui, o caminho de uma bruxa contratada com um alvo a abater cruza-se com o de um vampiro numa situação delicada. Destaca-se neste conto a natureza das relações ente vampiros, mas também a história em si é interessante, ainda que o contexto pudesse ser um pouco mais desenvolvido. Trata-se, ainda assim, de uma ideia cativante, apresentada com uma escrita agradável (apesar de alguns momentos algo apressados).
Circle Unbroken, de Ann Aguirre, é a história de Ysabel, vampira, que se descobre perante um desafio ao cruzar-se com um jornalista em busca de respostas. Um pouco confuso na fase inicial, este conto marca pelo tom misterioso, ainda que, por vezes, tudo pareça acontecer demasiado depressa. Além disso, há um foco um pouco excessivo na atracção física, sendo que só na fase final surge o aspecto emocional do romance. Interessante, ainda assim.
Por último, Skein of Sunlight, de Devon Monk, parte de uma visita a uma loja de lãs, que se torna mais interessante no momento em que a protagonista conhece o dono do local. O início bastante simples, partindo de um dia quase rotineiro, cedo dá lugar a um tom mais misterioso, quer pelo protagonista, quer pelo contraste entre o cenário "inocente" e a natureza dos que o habitam. Ficam algumas coisas por explicar relativamente ao funcionamento do mundo vampírico, mas o essencial da história é interessante.
Considerados todos os contos desta antologia, fica, em jeito de balanço final, a impressão de um livro que, apesar do tema comum, apresenta uma grande diversidade de temas e de abordagens, havendo, por isso, histórias e estilos de escrita que se revelam mais cativantes comparativamente a outros no mesmo livro. De leitura agradável e com alguns contos particularmente marcantes, fica também a curiosidade em descobrir melhor o trabalho de algumas das autoras incluídas na antologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário