segunda-feira, 11 de julho de 2011

The Winter Ghosts (Kate Mosse)

Em busca de uma forma de se reconciliar com a vida, após a morte do irmão na Grande Guerra, Frederick Watson viaja, sem rumo definido. Mas um acidente acaba por o guiar a uma pequena aldeia. Em Nulle, Freddie encontrará os sinais de um conflito antigo e, numa noite habitada por fantasmas, o segredo de uma tragédia passada séculos antes marcará o seu caminho para a descoberta - do passado e de um caminho para o futuro.
Algo que é característico dos livros desta autora é a beleza da escrita e a forma como, através das palavras, consegue evocar sensações e sentimentos profundos. É muito fácil, desde as primeiras páginas deste livro, entrar na mente e nos sentimentos de Freddie, já que a tristeza e o profundo vazio da perda são apresentados de uma forma tão clara e marcante que a empatia é quase inevitável. Além disso, uma boa parte da história é contada do ponto de vista do seu protagonista, permitindo uma visão bastante completa dos seus pensamentos - tanto na sombria resignação da fase inicial, como no contacto com Fabrissa e a sua própria tragédia.
A história de The Winter Ghosts é bastante simples, ainda que envolvente e de uma grande força emotiva. Há, contudo, algum exagero a nível de descrições. Sendo uma história relativamente breve e linear (trata-se, na verdade, de uma versão posterior da novela The Cave), há uma certa demora nas descrições de pormenores, resultando num ritmo mais pausado e na impressão de que alguns dos elementos descritos têm pouca relevância para a narrativa.
Não deixa por isso de ser uma leitura agradável. De facto, a empatia inicial para com Freddy, bem como a aparição de Fabrissa, com a sua história de perda e resignação, mantêm viva a curiosidade mesmo nos momentos mais parados. A impressão final, portanto, é a de um livro que, com uma história simples e uma escrita cativante, marca principalmente pela força das emoções e pela leve reflexão que se insinua: a de que os séculos passam e os adversários mudam, mas, no final, o preço de um conflito é sempre demasiado elevado.

1 comentário:

  1. Olá Carla
    Antes de mais ...parabéns pelo blogue ! :)

    gostei do que li ...

    Gostaríamos muito que desse uma vista de olhos no projecto DVB- Digital Video Book ,de saber a sua opinião e qual o interesse em desenvolvero seu trabalho neste novo formato.

    "Transformamos" os seus trabalhos (já editados em livro, ou não), num DVB- uma ideia original da Pastelaria Studios Productions

    O projecto é recente, é uma inovação, tal como explicamos no nosso blogue:

    http://pastelariaestudios.blogspot.com/


    É exactamente isso! os seus poemas seriam " trabalhados " em DVB . Um livro que se vê como um filme!

    Não somos uma editora, prestamos essencialmente um serviço criativo.

    A minha sugestão seria, enviar-nos a sua obra, e nós faremos uma análise e um orçamento de custos.

    Posso adiantar que, por ser um projecto novo e, embora o trabalho criativo (audio, voz, imagem, construção do DVB, etc) seja bastante, queremos chegar ao maior número de autores de obras escritas, mesmo que essas estejam ainda na 'gaveta' ...



    Fico a aguardar uma resposta e, qualquer dúvida ...estamos por aqui.

    Um abraço
    TMQ

    pastelariaestudios@gmail.com

    ResponderEliminar