sexta-feira, 15 de julho de 2011

Novidades BIS

Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito, que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, A Sombra do Vento é sobretudo uma história trágica de amor, cujo eco se projecta através do tempo.
Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona em 1964. É um dos romancistas europeus de maior projecção em todo o mundo. Em 2001 publica a primeira narrativa para adultos: A Sombra do Vento, que se converteu no romance espanhol de maior êxito mundial. As suas obras foram traduzidas para mais de trinta línguas e publicadas em mais de quarenta países, obtendo inúmeros prémios internacionais e conquistando milhões de leitores. Em Portugal, A Sombra do Vento foi distinguido com o Prémio Literário Correntes d’ Escritas 2006.
Em 2008 a Dom Quixote publicou o romance O Jogo do Anjo, uma obra que retoma o ambiente e
algumas das personagens de A Sombra do Vento.

Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa.
Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém para brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.

John Boyne nasceu em Dublin, em 1971. Estudou no Trinity College, em Dublin, e na Universidade de East Anglia, em Norwich. Foi escritor-residente da Universidade de East Anglia para a área de Escrita Criativa e trabalhou durante vários anos como livreiro.
Dedica-se actualmente à escrita a tempo inteiro. Publicou já quatro romances para adultos e um para jovens, tendo este último (O Rapaz do Pijama às Riscas) conhecido enorme sucesso em todo o mundo. Vive em Dublin.

Esta obra foi publicada em Dezembro de 1979, pela Moraes Editores, ilustrada com pinturas de Júlio Pomar e capa de Sebastião Rodrigues. Mais tarde, em 1999, foi editada pela Dom Quixote. Fazem parte do livro os seguintes contos: “Os reis-mandados; O conto dos chineses; Nós, aqui por entre o fumo; Dinossauro Excelentíssimo (versão revista pelo Autor após o 25 de Abril); Celeste & Làlinha: por cima de toda a folha.

Sobre o autor: José Cardoso Pires (1925-1998) nasceu a 2 de Outubro de 1925 na aldeia de Peso (Castelo Branco) e faleceu em Lisboa, a 26 de Outubro de 1998. Considerado um dos mais importantes escritores portugueses contemporâneos, a sua obra foi traduzida em diversas línguas e distinguida com os seguintes prémios: Prémio Internacional União Latina (Roma, 1991); XXV Prémio Internacional Ultimo Novecento (Pisa, 1992); Prémio Pessoa (Lisboa, 1997); Prémio Vida Literária da APE (Lisboa, 1998); Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa (Lisboa, 1998). Alguns dos seus livros foram ainda premiados individualmente, como é o caso de O Hóspede de Job (1963) – Prémio Camilo Castelo Branco; Balada da Praia dos Cães (1982) – Grande Prémio de Romance e Novela da APE; Alexandra Alpha (1987) – Prémio Especial da Associação de Críticos do Brasil; De Profundis, Valsa Lenta (1997) – Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus e Prémio de Crítica da Associação Internacional de Críticos Literários.

Sem comentários:

Enviar um comentário