sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lugares Inesquecíveis de Portugal: primeiro lançamento da editora ERANOS

Título - LUGARES INESQUECÍVEIS de Portugal
Subtítulo – Viagens com alma
Preço de capa – 27,50 €
Formato – 240x170mm
Páginas - 448

A essência de qualquer viagem é a descoberta.
Descobrir lugares, gentes e histórias, que não poderíamos conhecer, ficando onde estávamos.
Se viajarmos para um sítio já nosso conhecido, não podemos falar de viagem, mas sim de transporte.
É esta a diferença entre descoberta e repetição daquilo de que já usufruímos, mas queremos rever.
Claro que podemos voltar a um mesmo lugar e continuar a viajar. Mas para isso teremos de ter a mente aberta à descoberta, do mesmo modo que quando relemos um livro, encontramos sempre coisas novas.
Tal como a mesma água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte, nós também mudamos, crescemos, evoluímos (assim se espera que seja) e experienciamos tudo com novos olhares.
Viajar por Portugal é à partida uma experiência diversa, pois a paisagem muda completamente entre o Norte e o Sul, o interior e o litoral e com ela mudam também muitos hábitos e formas de estar. Se hoje ainda assim é, houve tempos em que os povos eram ainda mais distintos, os cultos religiosos muito diversos e as culturas típicas de cada região tinham ainda maior diversidade. Daqui resulta que cada lugar tenha nos seus variados monumentos (megalíticos, medievais, manuelinos, barrocos ou actuais) histórias e muitas outras estórias para nos contar.
LUGARES INESQUECÍVEIS são Viagens com Alma, por lugares com memória, espelho vivo das nossas raízes milenares e seculares. Estamos a viver um tempo de crise profunda, que para além de económica, é antes uma crise de valores éticos e espirituais. Crise também significa mudança e este bem pode ser o tempo certo para romper com velhos paradigmas. Tempo de regressar às origens, à introspecção, para encontrar novos caminhos que partem das nossas raízes.
São muitos os que, nos nossos dias, procuram uma vida mais em harmonia com a Natureza, mais preocupada com o ambiente e a biodiversidade, mais respeitadora do seu próprio corpo. Mudam gradualmente os seus estilos de vida para ritmos mais calmos e procuram caminhos espirituais, que lhes proporcionem maior autenticidade.

“Quando estamos a observar um crepúsculo que nos fascina ou a sentir a ambiência de um antigo
santuário ao ar livre rodeado de carvalhos, vivemos experiências que ultrapassam a realidade visível. Algo de sagrado, mágico e inesquecível penetra no Ser e nos enriquece, dá-nos centro, estabilidade interna, segurança invisível. Necessitamos dessas vivências. A visita a lugares inesquecíveis é uma via para respirarmos ar puro e alargarmos o nosso campo de visão e de percepção do mundo”, diz o autor.

Pois é com base neste desafio de viajar também ao interior de nós mesmos, que este livro nos leva a visitar paisagens e palácios, pequenas esculturas e grandes monumentos, contando-nos não apenas a sua História, mas muitas das suas lendas e estórias paralelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário