terça-feira, 19 de julho de 2011

Portugal no Primeiro Quartel do Séc. XX (Graça Fernandes)

Questões políticas, questões culturais, vida quotidiana, mudanças de regime... Ao longo das 400 páginas deste livro, a autora percorre o essencial do que terá sido a história de Portugal no início do século XX. E se, a nível de conhecimentos, há muito neste livro a descobrir, é impossível evitar a sensação de que muito mais haveria a dizer sobre o tema.
Alguns temas são explorados com relativa profundidade, enquanto que outros se resumem a poucas páginas. E se é um facto que percorrer por completo todos os aspectos históricos exigiria um texto bastante mais extenso, também é verdade que parece haver um desequilíbrio na atenção dada a determinados temas. Ao ensino, por exemplo, são dedicadas cerca de duas páginas. Fica a dúvida se não haveria mais a dizer sobre o tema, principalmente quando, noutros temas, há questões que chegam a ser repetidas.
Sendo um livro que aborda os diferentes aspectos de toda uma época, dificilmente se trataria de uma leitura fácil, já que é vasto o conhecimento a assimilar. Juntando-se a isto uma escrita algo densa, o resultado é um livro que exige bastante atenção da parte do leitor e que, por vezes, se torna um pouco cansativo.
Não deixa de ser uma leitura interessante, principalmente pela quantidade de conhecimento que transmite, sendo de destacar as secções dedicadas a cultura e cinema, que são particularmente detalhadas. Fica também a curiosidade em ler outras obras sobre a temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário