terça-feira, 2 de março de 2010

A Aia da Rainha (Barbara Kyle)

Depois de uma infância de contornos trágicos, Honor Larke torna-se na protegida de sir Thomas More. Chega um momento, contudo, em que se torna necessária a escolha entre casar ou servir como aia de Catarina de Aragão. Optando pela segunda hipótese, o que Honor está longe de imaginar é o mundo de intrigas e conflitos em que se prepara para entrar.
Escrito de forma fluída, mas com bastante atenção aos detalhes, este é um livro que facilmente nos transporta para a Inglaterra de Henrique VIII. Com um início de impacto - que nos permite criar, quase desde o início, simpatias e aversões - o enredo é envolvente e bastante viciante, não só pela forma como a autora nos apresenta os acontecimentos mais marcantes mas também pela construção das suas personagens, com as quais é surpreendentemente fácil criar laços de empatia.
Um grande ponto forte desta obra é a sua protagonista. Honor é uma mulher forte e teimosa, determinada a lutar por aquilo que acha ser a atitude correcta, mas ainda assim humana. São aliás, bem claros os seus enganos, as falhas em que por vezes acaba por cair e até alguma dúvida acerca de onde residirá a sua fidelidade. As suas motivações são grandiosas, afinal, mas nem sempre, já que parte das suas atitudes poderiam ser justificadas por algum ódio contido. E se Honor é uma personagem interessante, o mais fascinante entre todos os intervenientes deste livro, é, contudo, na minha opinião, Richard Thornleigh. Com um passado feito em parte de boémia e em parte de culpa, surge-nos como o sedutor inveterado, mas acaba por se revelar uma alma bem maior que o que vemos ao primeiro impacto. E a forma como estas personalidades aparentemente opostas acabam por se tornar no interesse fulcral da história, passando para segundo plano - mas sem por isso perder precisão - a observação das relações de corte de Henrique VIII.
Outro aspecto que achei particularmente interessante foi a caracterização de personagens históricos como Erasmo de Roterdão e o próprio Thomas More, sendo que neste último ficamos com uma visão bastante tocante do que ele poderia ter sido. E, da forma como se cruzam os caminhos destes e outros personagens se cruzam com os do casal protagonista, resulta uma história onde a criação e quebra de ligações entre os seus personagens é de importância vital, mas que, entre a contextualização histórica e a caracterização das personagens, acaba por não retirar muito ao ritmo do livro, sendo poucos os momentos mais parados.
Para mim, este foi um livro envolvente e muito marcante, com alguns momentos genuinamente comoventes e um enredo, no geral, fascinante, pelo que recomendo a todos os apreciadores do romance histórico. Acrescento ainda que, depois de visitar o site da autora e ler a sinopse do segundo livro da série Thornleigh, fiquei com imensa vontade de o ler. Fico à espera que chegue a Portugal.

3 comentários:

  1. Gostei da sinopse, da resenha e mais ainda da capa!!!

    Quando tiver um tempinho, visite-me!
    http://livrosdebia.blogspot.com

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Visitem http://www.poupaeganha.com/?ref=dg0028

    ResponderEliminar