quarta-feira, 24 de março de 2010

O Dardo de Kushiel (Jacqueline Carey)

Uma pequena mancha escarlate num dos olhos - o Dardo de Kushiel - marca Phèdre como uma anguissette. Na sua vida, o prazer e a dor estão intimamente ligados e o seu estatuto de serva de Naamah, bem como os interesses de Anafiel Delaunay, seu protector, colocaram a jovem no centro de toda uma série de intrigas e mistérios.
Com uma escrita muito particular, detalhada na exploração do seu mundo mas com uma facilidade incrível em transportar o leitor para o universo que descreve, este livro promete ser o início de uma saga fascinante. No mundo que Jacqueline Carey introduz neste volume, a intriga e a sensualidade são uma constante e, apesar da complexidade deste mundo fantástico onde são inúmeras as casas, devoções e irmandades, este é um livro que nunca deixa de ser envolvente, e onde até os pequenos pormenores são interessantes.
Apesar de narrado na primeira pessoa, o enredo não se torna limitante e podemos conhecer as personagens ao ponto de estabelecer com elas um tão forte elo emocional que, quando os grandes acontecimentos (bons ou maus) se manifestam, podemos sentir com eles o júbilo ou a dor. E com personagens tão diversas como a misteriosa Melisande Shahrizai ou Anafiel Delaunay, protector, mas cheio de segredos, é praticamente impossível não encontrar ao longo da história alguém com quem o leitor se possa identificar.
Ainda de referir a capacidade constante que a autora tem de surpreender. Ao ritmo a que os acontecimentos se sucedem, e ainda que estejamos desde o princípio cientes de que a vida de Phèdre será uma odisseia, a forma como intrigas imprevistas alteram por completo a trama da acção torna a leitura extremamente difícil de interromper. E quando chegamos ao fim deste primeiro volume (correspondente a metade do livro original), a vontade de ler mais e de saber mais é imensa.
Apenas me ocorre um aspecto menos bom a apontar e este prende-se com a tradução. É evidente que o estilo de escrita da autora tem peculiaridades e aconteceu que algumas palavras escolhidas na tradução acabem por soar de forma um pouco estranha. Não é, ainda assim, um elemento que dificulte particularmente a leitura ou que prejudique o ritmo fascinante da história.
Este é, portanto, um livro que, no seu fascínio envolvente, entrou já para a lista dos meus preferidos. Um dos melhores livros de fantasia que li até à data, recomendo sem reservas. Leiam. Vale a pena.

4 comentários:

  1. Fico mesmo contente por começar a ler opiniões tão positivas sobre esta série, porque finalmente posso partilhar a minha "adoração" por esta série e autora :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho este livrinho na minha estante à espera :)

    E que bela opinião!

    ResponderEliminar
  3. Uma bela opinião para um livro que está na minha wishlist desde que saiu. Vem direitinho para casa.

    ResponderEliminar
  4. Comecei recentemente a ler este livro e no inicio achei um pouco confuso mas depois... comecei a adorar :D

    ResponderEliminar