terça-feira, 30 de março de 2010

Pompeia: O Dia-a-dia da Mítica Cidade Romana (Mary Beard)

Como seria a vida em Pompeia antes da erupção do Vesúvio? Que quotidiano se esconde por detrás dos vestígios dessa cidade? É a estas perguntas que, com bastante pormenor, este livro pretende responder.
Organizado por secções dedicadas aos diferentes assuntos, e acompanhado por imagens que complementam com clareza a informação do texto, este livro baseia-se nos achados arqueológicos de Pompeia para criar uma visão da rotina e do funcionamento normal da cidade. Desde elementos tão simples como onde comiam e onde viviam os pompeianos até à vida política e religiosa da cidade, a autora apresenta-nos, de forma bastante clara e detalhada, as respostas para onde os vestígios parecem apontar.
Quando muitos elementos estão em falta, é por vezes tentador completar os espaços em branco de forma mais ou menos imaginativa. O que mais gostei neste livro é que a autora não só evita esse caminho como aponta várias teorias que foram tomadas como reais, apesar de construídas com alguma criatividade. Assim, a autora separa claramente o que considera como factos prováveis, o que são meras suposições e o que não pode ser senão um mito, revelando um sistema social bastante diferente do que alguma ficção nos faz imaginar.
Tenha-se em consideração que este não é um livro que se centre na tragédia em si, apesar de lhe dedicar algumas considerações, mas sim na vida quotidiana dos habitantes de Pompeia. E é por isso que, com a sua precisão, organização e acessibilidade, julgo que, mesmo para quem - como era o meu caso - tem poucos conhecimentos prévios sobre as bases da vida nessa época, tanto em Pompeia como noutras cidades romanas, este livro pode ser muito esclarecedor.

1 comentário:

  1. Já estive várias vezes com este livro na mão. Obrigada pela crítica, acho que da próxima vez vem para casa. :D

    ResponderEliminar