quarta-feira, 17 de março de 2010

A Herança de Eszter (Sándor Márai)

Vinte anos passados desde que Lajos destruiu a sua vida, arruinando quase todo o património que o seu pai deixara, com a excepção da casa onde agora vive com Nunu, Eszter espera a visita do homem que, sem escrúpulos, mas detentor de um estranho fascínio, ganhou sobre o seu coração um estranho poder. Porque vem ele, contudo, depois de tanto tempo? Para reparar o dano causado? Ou para roubar o que resta?
Breve, mas de uma profundidade tocante, este é um livro que, com uma escrita elaborada, mas envolvente, consegue manipular na perfeição as emoções do leitor. Ao conhecer a história pela voz de Eszter, é possível sentir os seus medos e conhecer as suas dúvidas, bem como ver a influência que o estranho carácter (ou falta de) de Lajos exerce sobre ela. E há uma emoção constante ao longo de toda esta obra, uma revolta furiosamente contida. A todos Lajos deve alguma coisa, mas eis que ele chega e, como se num palco instantaneamente surgido, os que o odiavam reúnem em seu redor, atendendo aos seus desejos, incapazes de recusar os mais inaceitáveis pedidos do homem.
Um livro que é, na sua essência, profundamente perturbador, que nos mostra uma protagonista vulnerável, resignada à sua incapacidade, e que, ao mesmo tempo que o passado nos é revelado, nos mostra que a vitória de Lajos não está no ódio ou na submissão que inspira, mas num sentimento que, ainda que raramente nomeado, está quase sempre presente ao longo da história: o amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário