quinta-feira, 25 de março de 2010

Alice do Outro Lado do Espelho (Lewis Carroll)

Um fascinante regresso ao mundo dado a conhecer em Alice no País das Maravilhas. É isso que promete este segundo livro, dedicado às aventuras da pequena Alice nos segredos de um mundo onde tudo é possível. E, com encontros inesperados, situações inacreditáveis e um jogo de xadrez muito especial, este é um livro que não desilude.
Com uma escrita acessível e um imaginário incomparável, capaz de agradar a crianças e adultos, Alice do Outro Lado do Espelho e toda uma obra de impossíveis, onde a menos plausível das situações ganha um interesse verdadeiramente fantástico. Aqui, não é a história em si o que importa - até porque definir uma linha de enredo num livro como este não é trabalho nada fácil. São os momentos inverosímeis, mas cativantes, a magia sem preâmbulos nem consequências. A ideia do maravilhoso, de um lugar onde tudo pode acontecer. E, entre tudo isto, a ingenuidade de Alice, ao mesmo tempo inocente interveniente dos acontecimentos e fonte de todos eles.
Uma referência também às ilustrações que, ao longo do texto, nos permitem uma imagem concreta e bastante interessante de vários dos momentos deste livro, conjugando palavra e desenho numa bela harmonia.
Um livro feito de sonhos, portanto, e que, na sua improbabilidade, faz o leitor sonhar e imaginar. Simples na sua essência, pequeno nas suas dimensões, mas muitíssimo interessante no seu resultado final, esta foi uma obra que gostei muito de ler. Muito bom.

2 comentários:

  1. Não concordo quando dizes que o livro é simples na sua essência. À primeira vista pode parecer, mas se expremer-mos bem, conseguimos obter uma boa mão de símbolos e temas. O tema do xadrez, os poemas e as músicas (the Walrus and the Carpenter é dos mais famosos), tudo isso embora de certa forma escondida são temas que ajudam a entender melhor a profundidade da obra.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não me expliquei bem. Quando me referia à simplicidade estava a pensar em termos de linguagem e fluidez da história, é um livro que se lê surpreendentemente bem, tendo em conta a simbologia interna que - concordo contigo - é imensa.

    ResponderEliminar