terça-feira, 9 de março de 2010

Watchmen (Alan Moore e Dave Gibbons)

Não se pode dizer que a BD seja uma das minhas leituras mais habituais. Mas, surgida a oportunidade e depois de me terem dito maravilhas sobre este trabalho, não podia deixar de ler e deixar aqui a minha opinião. E ainda bem que li.
Em Watchmen, Alan Moore traz aos heróis mascarados uma vida completamente diferente, deixando bem longe a clássica visão do indivíduo que usa os seus super-poderes para salvar aqueles em perigo. Não. Aqui, os heróis são todos eles humanos e - com uma notável excepção - os seus poderes estão em simples capacidades físicas ou mentais (ou ambas) bem desenvolvidas. Além disso, o conceito de heróis e vilões não assume a clareza habitual neste tipo de história, o que a torna, por si só, bem mais interessante. É, na verdade, difícil pensar em alguns dos intervenientes (Rorschach, por exemplo) como pertencentes ao lado dos "bons" e é também esse elemento que nos mantém na dúvida constante sobre quem será o verdadeiro responsável por todos os acontecimentos que fazem parte desta história.
Ainda de referir a forma como todos os acontecimentos encontram o seu fim: se, a partir de um certo ponto, é possível suspeitar da identidade do "vilão", a forma como os acontecimentos encontram o seu fim é tudo menos previsível. E há também a forma como diversas histórias se cruzam e entretecem - inclusive com uma BD dentro da BD - para criar um enredo complexo, mas que nunca deixa de ser viciante.
E concluo com uma passagem da história para os aspectos gráficos. O meu conhecimento nesta área é algo limitado, mas - e na minha opinião pessoal - parece-me que a imagem se adequa em pleno à história, bastante clara quer na criação dos cenários quer nos aspectos mais violentos da trama.
Até aqui, não conhecia o trabalho de Alan Moore. Depois desta leitura, sem dúvida que vou querer conhecer mais. Gostei e recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário