sexta-feira, 5 de março de 2010

A Avó Dan (Danielle Steel)

Danina Petroskova tem tudo para ser uma grande bailarina. Empenho, disciplina, talento... Quando, contudo, uma doença a obriga a convalescer durante meses, sob os cuidados do médico ao serviço do filho do czar, Danina irá descobrir algo que a apaixona mais que o ballet. E a vida tornará necessário que ela escolha entre o amor à dança e o amor ao homem que invadiu o seu coração.
Este foi o meu primeiro contacto com a escrita de Danielle Steel e devo dizer que superou as minhas expectativas. Imaginava uma história de amor, simples e leve, mas este livro é muito mais que isso. Com uma escrita fluída e bastante eficiente na transmissão de sentimentos, a autora apresenta-nos não só o amor aparentemente impossível - quando as barreiras parecem demasiado firmes para transpor - mas também uma visão clara e simples do tempo prévio à revolução que derrubou o czar. E se os momentos de paixão são belos e soberbamente descritos, o grande trunfo desta obra é a forma como, constantemente, a autora nos leva a pensar se, por entre tantos obstáculos, a história de Danina e Nikolai alguma vez poderá acabar bem.
Se algum ponto fraco há a apontar a este livro, será a brevidade. A autora apresenta-nos personagens cativantes - aqui destaco Alexei, o filho do czar - e das quais queremos sempre saber mais, o que faz com que, ao fim das 150 páginas deste livro, não esteja satisfeita a nossa vontade de conhecer melhor o mundo e as personagens que este livro nos apresenta.
Ainda assim, na efémera beleza do amor de Danina, na tormentosa luta entre duas escolhas difíceis e num final que, se era já de prever, não deixa de ter um grande impacto, este pequeno livro comove e marca-se nos pensamentos do leitor. Uma história enternecedora, que gostei muito de ler.

2 comentários: