quinta-feira, 18 de março de 2010

Novidades ASA para Abril

Título: A Casa do Sono
Autor: Jonathan Coe
Págs.: 352
Romance
Preço: 14,90 euros
O que te leva a pensar que foi um sonho?
Casa do Sono é um romance desconcertante, uma estranha e dilacerante história de amor sobre a realidade e o sonho, a memória e a identidade.
Uma obra vencedora do Prémio Médicis Étranger, do I Prémio Europeu dos Jovens Leitores e do Writers’ Guild Best Fiction Award
Na ASA estão já publicados os seus romances Os Anões da Morte, Que Grande Banquete! (John Llewellyn Rhys Prize 1995 e Prémio do Melhor Livro Estrangeiro de 1996 em França), A Casa do Sono (Writers’ Guild Best Fiction Award 1997, Prémio Médicis Étranger 1998 e I Prémio Europeu dos Jovens Leitores), O Rotters’ Club (Bollinger Everyman Wodehouse Prize 2001), O Círculo Fechado (finalista do International IMPAC Dublin Literary Award 2006) e A Chuva Antes de Cair. Em 2004, Jonathan Coe foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.

Título: A minha vida com Osama Bin Laden
Autores: Najwa Bin Laden, Omar Bin Laden e Jean Sasson
Págs.: 448
Documentos
Preço: 14,95 euros
A MULHER E O FILHO DE BIN LADEN CONTAM A SUA HISTÓRIA
Esta é a história que poucas pessoas acreditavam ser possível contar. Osama bin Laden é o terrorista mais procurado de sempre. Obcecado pelo secretismo, a sua vida tem-se mantido envolta em mistério… até agora. Num acto de coragem, a sua mulher e o seu filho quebram o silêncio e revelam a verdade sobre o carácter e a vida de um homem temido e venerado em todo o mundo.
Najwa bin Laden casou com Osama aos quinze anos e foi a sua primeira mulher. Nesta obra, ela descreve o homem sério e calmo por quem se apaixonou e que um dia a obrigou a trocar uma vida de riqueza extraordinária na Arábia Saudita pelas montanhas inóspitas do Afeganistão. Najwa viu-o tornar-se cada vez mais severo, até que o seu fanatismo crescente dilacerou a família. Omar bin Laden é o quarto filho do casal e conta como sofreu na pele a crueldade de um pai que recusava aos filhos bens tão elementares como medicamentos, que os forçava a dormir no deserto em buracos que eles próprios escavavam, e lhes batia quando riam demasiado. Um dia, Osama pediu-lhes para se tornarem mártires pela causa. "Finalmente sabia com o que contar. O meu pai odiava mais os seus inimigos do que amava os filhos.”
Título: Uma Terra Distante
Autor: Daniel Mason
Págs.: 256
Romance
Preço: 15,90 euros
Isabel nasceu com o dom e a maldição de “ver para além”. É uma menina tímida e sensível que aprendeu a distinguir os sons, cores e ritmos da terra árida onde vive com os pais e o irmão Isaías, que adora. A ligação entre ambos é tão intensa que ela é capaz de o encontrar mesmo quando ele se esconde entre os pés de cana-de-açúcar de uma plantação a perder de vista. Na verdade, Isabel vive num mundo protegido e repleto de amor, ainda que pobre e remoto. Mas a seca e a fome devastam aquela região já tão sacrificada, e Isaías decide que está na altura de construir um novo futuro para si próprio na cidade. Algum tempo depois, também Isabel é obrigada a abandonar o único lar que alguma vez conheceu. Apenas a ideia de se juntar ao irmão a consola. Mas Isaías parece ter desaparecido sem deixar rasto. Na cidade, Isabel sente-se acossada por sinais que já não consegue identificar. Na busca desesperada por Isaías, a jovem move-se num mundo desconhecido, povoado de ameaças imprevisíveis. Não sabe como agir. Não sabe como reagir à violência. Pela primeira vez na sua vida, Isabel está entregue a si própria.
Para além de Uma Terra Distante, no catálogo da ASA está já publicado O Afinador de Pianos, o seu primeiro romance, que foi um bestseller em Portugal e em todo o mundo.

Título: No país das últimas coisas
Autor: Paul Auster
Págs.: 160
Obras de Paul Auster - Vozes do Mundo
Preço: 13 euros
É assim que as coisas funcionam na cidade. Sempre que julgamos conhecer a resposta a uma pergunta, descobrimos que a pergunta não faz sentido.
Esta é a história de Anna Blume e da sua jornada em busca do irmão desaparecido numa cidade sem nome. Mas tal como a cidade, a sua tarefa está condenada.
A cidade transformou-se num campo de batalha onde imperam a miséria, violência e a selvajaria. Todos procuram algo ou alguém que desapareceu. Todos lutam para suprir a fome: no sentido literal, uma vez que os alimentos são escassos; e fome também no sentido abstracto, pois os últimos resquícios de humanidade impelem os cidadãos a procurar o amor e a partilha de linguagem e significado.
Através da solidão de Anna, Paul Auster conduz-nos a um mundo indeterminado e devastado no qual o eu desaparece entre os horrores a que o lento apagar da moral humana conduz. Não se trata apenas de um mundo imaginário e futurista – mas de um mundo que reflecte o nosso e, ao fazê-lo, lida com algumas das nossas mais sombrias heranças. Nesta visão apocalíptica de uma cidade despojada da sua humanidade, pulsa um inesquecível romance sobre a condição humana.

Título: Maridos
Autora: Ángeles Mastretta
Págs.: 240
Preço: 15,90 euros
“Encontraram-se a meio da rua depois de estarem meia vida sem se verem. Ela caminhava com o olhar perdido no mundo de gente que é o mundo das ruas do centro da Cidade do México, num sábado como tantos outros.
Podia parecer que ele ia à sua procura, mas deparou com ela como por milagre. Há mais de mil anos, vira-a desaparecer num dos jardins da Universidade.
Tinham passado desde essa altura, para sermos exactos como o tempo que Einstein descobriu ser relativo, vinte e seis anos, nove meses, duas semanas e um dia.”
Os protagonistas destas histórias maravilhosas resistem ao passar do tempo, espantam as mágoas das desilusões e das separações e celebram as pequenas vitórias partilhadas – as que apenas fazem sentido se forem vividas junto de quem se ama.
Ángeles Mastretta nasceu em Puebla, no México, em 1949, e é um dos nomes cimeiros da literatura ibero-americana. Para além de Maridos, na ASA, foram já publicadas as suas obras Mal de Amores (Prémio Internacional de Romance Rómulo Gallegos 1996), Arráncame la Vida (Prémio Mazatlán 1985), já adaptado para o cinema, e Mulheres de Olhos Grandes, cujos direitos de adaptação para o cinema e a televisão foram já vendidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário