quarta-feira, 31 de março de 2010

Guerra Mundial Z (Max Brooks)

São múltiplos e tão diversos como os locais onde os mortos se ergueram, os testemunhos que formam este livro e que, no seu conjunto, formam um detalhado retrato da guerra entre os zombies e os humanos. E, desde o médico que viu o chamado "doente zero" aos soldados que travaram as mais importantes batalhas, o resultado é um acompanhamento, passo a passo, de todo o conflito, desde a criação dos primeiros planos até à última missão.
Com uma ideia base muito bem construída e uma estrutura no mínimo invulgar, Max Brooks apresenta-nos neste livro uma história bastante completa e bem estudada. Aqui, não temos um protagonista individual, que vamos seguindo ao longo do seu percurso, mas a globalidade da raça humana em conflito contra os zombies: um inimigo que não planeia, que não hesita... e que não se rende.
Com um formato tão diferente, é natural alguma estranheza inicial quando se pega neste livro. Afinal, o que se apresenta é um conjunto de testemunhos ou entrevistas com os diferentes intervenientes na guerra contra os mortos vivos e, como tal, a visão inicial é fragmentária. Com o avançar na leitura, contudo, estabelece-se um hábito e o livro torna-se envolvente, na sua abrangência dos múltiplos aspectos da guerra. E, se a generalidade dos testemunhos são bastante interessantes, há alguns ao longo do livro que se tornam verdadeiramente marcantes, quer pela emoção que transmitem, quer pela forma como o autor surpreende.
Bastante invulgar e cativante, Guerra Mundial Z é, sem dúvida, um livro muito bom no que à temática zombie diz respeito. E, se senti alguma falta da ligação emocional que é, inevitavelmente, mais forte quando acompanhamos um único protagonista, esse aspecto é amplamente compensado pela apreciação global do conflito e pela pergunta que, inevitavelmente, deixa na mente do leitor. Como reagiria, afinal, o nosso mundo perante uma ameaça global?

1 comentário:

  1. Fico feliz que a tua opinião tenha ido ao encontro da minha =) Este livro foi uma boa surpresa ;)

    ResponderEliminar