segunda-feira, 11 de junho de 2012

Artemis Fowl (Eoin Colfer)

Dono de uma fortuna considerável e com uma mente brilhante, Artemis Fowl é já, aos doze anos, um génio do crime. O seu principal objectivo é recuperar a fortuna perdida no investimento que o pai fez - e que lhe causou a morte - e, para isso, Artemis está disposto a tudo, mesmo que isso implique uma guerra com as fadas. O plano é complexo, mas Artemis julga ter tudo planeado e, ao tomar posse do conhecimento do livro das fadas (e, portanto das suas regras), espera conseguir prever todos os movimentos do adversário. O problema é que também as fadas têm os seus truques e o rapto da capitã Holly Short irá pôr em movimento todos os seus meios...
Destinado a um público jovem, este é um livro que se destaca principalmente pelo sentido de humor e pelo ritmo de acção constante. Sem momentos parados ao longo da história, o rumo dos acontecimentos pode mudar de um momento para o outro com uma simples decisão de um dos lados em conflito e, juntando a isto a naturalidade com que os elementos sobrenaturais se desenvolvem, como se o mundo das fadas e as suas forças da autoridade fossem um elemento perfeitamente rotineiro, o resultado é uma leitura agradável, divertida e difícil de largar.
Também as personagens são bastante interessantes, ainda que a caracterização destas não seja muito desenvolvida. É a acção o foco central deste livro e, por isso, as características que definem cada personagem surgem apenas na medida em que são necessárias ao evoluir do enredo. Há, ainda assim, alguns aspectos particularmente bem conseguidos. Artemis, enquanto "vilão", surge como alguém que desperta uma certa empatia, principalmente devido à história da família. Já do outro lado do conflito, destacam-se Foaly e Root, com os inevitáveis momentos de humor e os atritos entre ambos. E Holly, que, com o seu papel de destaque em toda a situação, acaba por protagonizar alguns dos momentos mais marcantes.
Fica, por vezes, a sensação de que mais poderia ter sido explorado nesta história, tanto a nível das regras do sistema das fadas, como até da origem dos Fowl e dos que, desde sempre, os rodearam. Ainda assim - e tendo em conta o público-alvo deste livro - não parece que falte alguma coisa de essencial e a história, tal como é, funciona bastante bem.
Esta é, no fundo, uma história muito simples, sem grandes elaborações a nível de enredo e de sistema, mas escrita de forma envolvente e com um ritmo de acontecimento particularmente viciante. Um início interessante, portanto, e uma leitura agradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário