quarta-feira, 13 de junho de 2012

Passagem para Lisboa (Ronald Weber)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lisboa transformou-se no centro do mundo para os que desejavam afastar-se da Europa em guerra, bem como, pela sua neutralidade, num ponto estratégico a considerar pelos meios de propaganda e espionagem de ambas as forças em conflito. Este livro percorre a história de muitos dos que passaram por Lisboa naquele tempo, quer dos que a viam como uma porta para a liberdade, quer dos que nela agiam para benefício do lado que serviam durante a guerra. Esta é também a história da própria cidade sob o regime da época, e de como a guerra e os milhares de refugiados mudaram tanto o quotidiano como os rumos da economia do país.
Centrado, principalmente nos primeiros capítulos, em pormenores e em histórias individuais, dificilmente se pode considerar este livro como uma leitura fácil. Sem grandes explicações acerca do panorama global, o foco está nos casos particulares e nos pormenores que caracterizaram cada experiência e, por isso, é necessário algum conhecimento prévio para assimilar bem o conteúdo deste livro. Além disso, passando de história a história e sempre com muitos detalhes associados, a leitura acaba por se tornar um pouco densa, com os pontos comuns e a perspectiva geral a surgirem em segundo plano relativamente aos detalhes e à multiplicidade de elementos e organizações referidas em cada situação.
Trata-se, apesar disso, de uma obra muito interessante e a vastidão de detalhes e intervenientes que surgem até nas (aparentemente) mais simples circunstâncias realçam também a complexidade do cenário que terá sido a Lisboa neutral nos tempos de Segunda Grande Guerra. De história em história, abordando os caminhos de refugiados, espiões e membros da imprensa, o cenário global que acaba por surgir, depois de assimilados todos os pormenores, é de uma imensa complexidade, tanto nas experiências individuais detalhadamente relatadas, como, a um nível mais amplo, nas relações internacionais e nas manobras planeadas nas sombras para, possivelmente, mudar o rumo do conflito.
Complexo, vasto em pormenores e centrado mais nos casos particulares que na perspectiva global, Passagem para Lisboa é um livro que exige tempo e concentração para assimilar todos os detalhes, mas também uma obra com muito de relevante e que apresenta uma visão bastante completa da cidade e dos que por ela passaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário