quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jesus Ama-me (David Safier)

Marie sempre teve uma tendência para se apaixonar pelos homens errados. A prova disso é que, no preciso momento em que está prestes a casar, Marie decide dizer não ao seu noivo, por só naquele momento se aperceber de que já não o ama. Mas essa sua tendência está prestes a atingir níveis inusitados, pois, de volta a casa do pai, Marie sente-se imediatamente atraída pelo carpinteiro responsável pelo arranjo no telhado e que é nada mais nada menos que o Messias em pessoa. Claro que não é propriamente fácil que Jesus voltou ao mundo e que está precisamente a aplicar o seu tempo a conviver com alguém como Marie, mas esta cedo se apercebe de que o que inicialmente julga uma loucura relativamente benigna é, afinal, a mais pura das verdades. E que a razão mais plausível para a segunda vinda do Messias vai abalar os rumos do mundo tal como o conhece... Ou não fosse a missão de Jesus o desencadear do apocalipse.
Escrito num tom leve e muito divertido, este é um livro que se torna viciante desde as primeiras páginas. Não é que o tema seja particularmente complexo ou a história particularmente elaborada, muito pelo contrário. A narrativa é surpreendentemente simples, tendo em conta o conceito de um romance na iminência do apocalipse, e o tom com que é desenvolvida é também descontraído e sem grandes elaborações. Mas é também isso que cativa neste livro. Esta é uma história de puro entretenimento, que proporciona umas quantas gargalhadas e uma história cativante, ao mesmo tempo que toca, por vezes, alguns pontos interessantes.
A fé e a falta de, as eternas questões do livre arbítrio, da vida depois da morte e das razões para as quais, a existir, Deus poderá permitir o mal, são apenas alguns dos aspectos abordados, de forma sempre leve, mas cativante, ao longo desta história peculiar. Mas nem só das questões globais vive a história: a relação de Marie com os pais, as atribulações da sua vida romântica e, principalmente, a sua relação com a irmã acabam por apresentar uma representação leve, mas apurada, de um conjunto de valores importantes. Tudo isto sem dramatismo e de forma divertida, numa história caricata e muito agradável de se ler, mas também com uma boa mensagem nas entrelinhas.
Importa ainda destacar os momentos mais caricatos do enredo e a forma como se tornam surpreendentes nos momentos em que o rumo da história se torna mais sério. Desde as curiosas conversas com Deus às descobertas do pastor Gabriel no que diz respeito à humanidade, há uma série de circunstâncias peculiares a surgir e umas quantas observações particularmente divertidas ao longo de toda a história. História que surpreende ainda com um final que, bem longe daquele para que todos os acontecimentos parecem apontar, deixa, ainda assim, a impressão de ser o mais adequado.
De leitura compulsiva, com uma história interessante e um conjunto de personagens que surpreendem pelas suas particularidades, Jesus Ama-me é, no essencial, uma comédia que toca alguns pontos sérios, mas sempre de forma leve e muito, muito divertida. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário