segunda-feira, 25 de junho de 2012

Destinada (P.C. Cast e Kristin Cast)

De volta à Casa da Noite, pelo menos durante o período de aulas, Zoey Redbird prepara-se para fazer frente, da melhor forma possível, a Neferet. Mas como o fazer parece ser um enigma de difícil resolução. A mãe de Zoey foi assassinada, pelo que parte do seu objectivo é descobrir o que aconteceu, e o Alto Conselho dos Vampyros parece estar agora mais atento ao que acontece em torno de Neferet. Mas também esta tem novos aliados. Perdido o controlo de Kalona, cujo rumo parece ser agora o das suas próprias escolhas e nenhum outro, a proximidade entre Neferet e a Escuridão torna-se cada vez mais densa e caótica. Ainda assim, o seu novo protector talvez não seja a arma insensível que ela esperara. E Zoey tem em seu redor amigos e aliados que, apesar das suas próprias histórias e problemas, continuam prontos a desempenhar o seu papel na luta contra a Escuridão...
Parte do que torna este livro (tal como os anteriores) cativante, é a forma como as autores conseguem criar uma história envolvente, acrescentando novos elementos interessantes, mesmo quando a linha dos acontecimentos parece não acrescentar grandes mudanças ao conflito global. Se considerarmos a evolução do enredo ao longo da série, a oposição entre Neferet e Zoey (e, consequentemente, entre os lados que ambas representam), está, até bem perto da fase final, no mesmo ponto em que estava volumes antes. Ambas têm novos aliados, novos adversários e novas capacidades, mas continua a ser difícil vislumbrar que sentido tomará a resolução do conflito. Há algumas possibilidades interessantes a surgir neste livro, mas o seu verdadeiro efeito prático fica ainda por dizer.
O que mantém a curiosidade e a vontade de continuar a ler não está, portanto, no rumo global do conflito, mas antes nas pequenas coisas. Se há situações que continuam a soar um pouco forçadas, principalmente no que diz respeito a Zoey, também é certo que há novos elementos a surgir, quer sob a forma de novas personagens, quer numa maior presença ou na mudança inesperada de personagens familiares. Neste volume, destacam-se a intervenção de Tanatos e as mudanças operadas sobre as Gémeas, mas também as novas circunstâncias de Kalona e Refaim e o caminho do Dragão rumo à aceitação e à redenção possível. São, todos estes, pequenos aspectos numa história já muito longa e em que a questão central permanece ainda em aberto, mas são estes os aspectos que mais cativam nesta leitura.
A tendência que, desde os livros anteriores, se vinha a notar no sentido de alargar a história às outras personagens, desenvolvendo vários pontos de vista para lá do de Zoey torna-se ainda mais evidente neste livro. Ao apresentar a perspectiva de elementos dos dois lados do conflito, é possível conhecer mais das motivações dos aliados e dos adversários de Zoey. Ao explorar tanto o grupo de Zoey como os adultos, surge um curioso contraste entre a maturidade de alguns dos intervenientes e a mente ainda confusa de alguns elementos do grupo de Zoey. Disto resulta uma história mais envolvente, em que personagens até agora secundárias se tornam cada vez mais importantes, ao desenvolver uma história própria (e isto já não se aplica só a Stevie Rae e a Refaim, mas também a outras personagens que ganham particular relevância neste livro), complementando o papel de uma Zoey que, por mais dons que tenha, não tem a capacidade para lidar com tudo sozinha. Torna-se também mais fácil compreender as mudanças operadas sobre algumas personagens, quer a nível de troca de lealdades, quer a nível de descoberta pessoal.
Trata-se, portanto, de uma história em que, apesar de não haver muitos desenvolvimentos a nível do conflito principal, há bastante de interessante a descobrir nos pequenos acontecimentos e na evolução de algumas personagens. Cativante, com alguns momentos particularmente bons e deixando em aberto algumas possibilidades interessantes, mantém viva a curiosidade para o que se seguirá na série. Gostei.

1 comentário:

  1. Li recentemente a "Despertada" e este é um livro que aguardo muito para ler...

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar