sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sombras e Fortalezas (Elizabeth Chadwick)

Reservado por natureza, e atormentado pelos irmãos e pela avó, Brunin é uma criança tímida e insegura e as esperanças da família de que seja um bom herdeiro para o legado dos FitzWarin são também hesitantes. Assim, o seu pai decide enviá-lo para servir de escudeiro ao seu melhor amigo, na esperança de que, tal como aconteceu, em tempos, consigo próprio, o filho desabroche ante o contacto com Joscelin De Dinan e a sua família. E assim acontece. Ainda que assombrado pelos fantasmas do seu próprio medo e, a início, um pouco desconfortável com a sua posição em Ludlow, Brunin cresce fisicamente e em espírito, para se tornar num jovem ágil e corajoso. O futuro marido da filha de Joscelin De Dinan e um bom aliado para as batalhas que se afiguram. É que, mesmo apesar dos conflitos pelo trono e, depois, pelos castelos tanto de FitzWarin como de De Dinan, Brunin revelar-se-á um guerreiro à altura dos desafios e um defensor para quando tudo parecer perdido.
Há muito de bom para dizer sobre este livro, mas o que, desde as primeiras páginas, se destaca é a capacidade da autora de criar personagens carismáticas, capazes de despertar a empatia do leitor e com personalidades e passados complexos. E isto não se resume ao protagonista. Se Brunin FitzWarin é, de facto, uma das personalidades mais marcantes do livro, há, ainda assim, outras que se lhe igualam em complexidade e envolvência. Hawise, Sibylla e, principalmente, Joscelin são figuras que têm no seu temperamento e nos conflitos que definem o seu caminho não só uma boa medida de empatia e uma história fascinante, mas também uma solidez de valores que é marcante em todos os aspectos.
A escrita é envolvente e fluída e a história é construída com o equilíbrio ideal entre acção, caracterização e emoção. O período histórico é apresentado com todos os detalhes importantes, mas sem que a narrativa se torne densa, e complementa, sem se sobrepor, a história pessoal das personagens e das relações que entre elas se estabelecem. Além disso, a forma como as emoções das personagens - e as que estas despertam no leitor - são desenvolvidas marca também pelo realismo e pela complexidade, evidenciando-se particularmente numa fase final que foge a todas as soluções fáceis, deixando ao leitor uma conclusão que não é trágica, mas que contém todo o impacto das perdas e da forma como estas permanecem nas vidas dos que as sofreram.
Uma história cativante, com personagens carismáticas e a medida certa de emoção, num cenário onde nenhum pormenor relevante é deixado por desenvolver, mas em que a envolvência e a empatia nunca se perdem, Sombras e Fortalezas é um livro que fascina tanto pelo enredo como, e principalmente, pelas personalidades que o habitam. Recomendo sem reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário