segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Do Fundo do Coração (Mary Higgins Clark)

Anos depois da morte da sua amiga, a talentosa actriz Natalie Raines é assassinada e a única grande prova contra o principal suspeito é o testemunho de um criminoso reincidente que, alegadamente, terá sido contratado para cometer o crime. Para Emily Wallace, este caso é um desafio e ela está determinada a condenar o culpado. Mas há também um estranho que ameaça a sua vida e nada é o que parece na investigação do crime que tem em mãos.
Se há algo em que esta autora nunca falha na sua forma de narrar os mais improváveis mistérios é na criação de uma força compulsiva. Capítulos pequenos, uma escrita acessível e situações bastante misteriosas ao longo de todo o enredo mantêm constante a vontade de ler um pouco mais, bem como a curiosidade em saber como se encerrará o mistério em volta das várias linhas de acontecimentos que, ainda que inicialmente não o deixem adivinhar, têm muitos elos em comum.
Falta algum desenvolvimento, nalguns momentos. Principalmente na fase inicial do enredo, a sensação que fica é que as coisas se resumem aos acontecimentos principais, deixando por contextualizar alguns elementos que, mais profundamente explorados, tornariam mais satisfatória uma leitura que é, por si só, bastante interessante. Personagens como Emily, com o seu passado atribulado, ou Gregg Aldrich, na intensidade por vezes dolorosa da sua relação com Natalie, criam, desde cedo, uma certa empatia no leitor, que poderia ser ainda mais intensa se as situações marcantes do passado fossem desenvolvidas com um pouco mais de detalhe.
A fase final, por seu lado, é bastante surpreendente, principalmente na forma como a história de Emily acaba por se entrelaçar, numa simetria curiosa, com a de Natalie. A revelação, ainda assim, é toda ela muito rápida, sendo que muitos dos mistérios são fechados nas últimas páginas, de uma forma talvez um pouco apressada. Isto resulta numa sensação final de que, ainda que a leitura tenha sido bastante envolvente e, nesse aspecto satisfatória, haveria algo mais para dizer.
Interessante, envolvente e de uma escrita bastante viciante, Do Fundo do Coração é, apesar de algumas fragilidades, uma leitura agradável. Um pouco mais de desenvolvimento e caracterização de personagens teriam, talvez, aumentado o impacto da leitura, mas, ainda assim, a história é, na generalidade, bastante intrigante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário