terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novidade Porto Editora

No arranque do prefácio, que assina, o conhecido escritor portuense Mário Cláudio diz que “faltou ao Porto um ilustrador da estirpe de Gustave Doré, capaz de tecer com as luzes e sombras do Burgo a verdadeira, e arquetípica, identidade que lhe assiste”. Uma falta que é, de certa forma, colmatada com o olhar único de Germano Silva sobre uma cidade que se entranha no leitor a cada página deste Porto: História e Memórias.
Nas crónicas reunidas neste livro, o autor (e também jornalista) apresenta alguns dos lugares mais simbólicos da cidade – e em cada rua, largo, igreja ou monumento encontra forma de nos levar ao passado, dando a perceber o quotidiano dos portuenses à época. Sempre numa prosa que, nas palavras de Mário Cláudio, se apresenta “rigorosa na formulação porque amparada na análise dos factos, e servida pela prosa desvelada que deve ser a dos que escrevem na língua-mãe”.
Em Porto: História e Memórias, Germano Silva assume-se como o guia perfeito que nos conduz pelas ruas da Invicta, revelando os segredos e as origens de locais onde se sente a história da cidade e das suas gentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário