sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Otto Rahn e a Demanda pelo Graal (Nigel Graddon)

A vida, os enigmas, as dificuldades e as principais pistas e teorias que seguiu ao longo da sua busca. São estes elementos que definem o retrato completo e intrigante da figura do homem que terá inspirado a criação do conhecido Indiana Jones. E, nesta extensa biografia, o autor não se limita aos factos conhecidos sobre a vida de Otto Rahn, mas complementa essas certezas com os principais mistérios que se formaram à sua volta, bem como as diferentes teorias levantadas em resposta a essas muitas circunstâncias nebulosas.
Mais que a história do homem, este livro é também a história da sua investigação e até, em certa medida, das suas crenças. As ligações de Rahn ao catarismo, a especulação relativa a qual terá sido verdadeiramente o seu papel na hierarquia nazi e, como não podia deixar de ser, as fontes e teorias que lhe terão servido de base na sua investigação em busca do Graal são apresentadas neste livro de forma completa e detalhada, desde os aspectos mais simples às teorias e filosofias de maior densidade em termos de simbolismo e associações ao ocultismo.
Trata-se de uma leitura bastante exigente, como não poderia deixar de ser, tendo em conta a vastidão de elementos que se cruzam numa vida tão atribulada - que nos factos, quer nas possibilidades por confirmar. Ainda assim, terminadas as mais de quinhentas páginas deste volume, a visão global que fica da figura de Otto Rahn (e do seu meio envolvente) é clara e bastante completa, e o conhecimento complementar sobre diversas áreas do ocultismo e vários aspectos relacionados com o símbolismo de alguns lugares, objectos e até mesmo expressões é claramente satisfatório.
Completo e esclarecedor, uma biografia interessante, e onde factos e possibilidades se conjugam para responder às muitas possibilidades de quem terá sido, afinal, Otto Rahn e de que papel terá desempenhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário