quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Longe do Meu Coração (Júlio Magalhães)

Esta é a história de Joaquim, um homem que, como muitos no seu tempo, saiu ilegalmente de Portugal, em busca de trabalho e de melhores condições de vida numa França que, segundo as palavras de outros emigrantes, parecia ser uma terra de sonho. Mas do sonho à realidade vai uma grande distância e as agruras da viagem para França, feita em condições miseráveis, seriam apenas o início de uma vida de luta contra as condições degradantes, o preconceito e a necessidade de prevalecer, mesmo em terra estranha.
O que mais marca neste livro, apesar da sua brevidade, é o retrato das condições que marcaram a vida de tantos portugueses que partiram em busca de uma vida melhor. De forma directa e precisa, o autor apresenta, na história pessoal de Joaquim, as dificuldades que terão sido comuns a muitos emigrantes, desde os perigos da viagem até França, sob o medo constante de serem descobertos, à desilusão de descobrir que a tal "vida melhor" passa por uma barraca num bairro de lata e até ao preconceito de muitos franceses para com os estrangeiros que, apesar de bons trabalhadores, eram vistos como gente inferior.
Mais que uma história de amores difíceis e marcados pelo preconceito, este romance reflecte as dificuldades de um tempo duro, onde nem a liberdade de procurar uma vida melhor era aceitável. E o percurso de Joaquim, desde uma partida miserável ao regresso tardio, reflecte também as diferenças que a passagem do tempo foi criando no mundo que deixou.
Há pequenos momentos em que os acontecimentos se tornam confusos, principalmente quando o autor oscila entre os pontos de vista de Joaquim e Françoise, faltando alguma transição que permitisse distinguir mais facilmente a quem se refere o quê. Ainda assim, são poucos os momentos em que isto acontece, não dificultando demasiado uma leitura que, à parte este pequeno aspecto, marca pela envolvência que, nas grandes dificuldades, nas perdas inevitáveis e em relações tão profundas como o amor e a amizade, cria com o leitor uma interessante relação emocional.
Marcante, intenso e, por vezes, comovente, um livro com uma grande mensagem e que, ainda que pudesse ter sido um pouco mais desenvolvido, reflecte, de forma bastante clara, as dificuldades dos que partiram em busca de uma vida melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário