sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Deserto de Gelo (Maite Carranza)

A profecia cumpriu-se e Anaíd tem agora na sua posse o ceptro do poder. Mas isso não significa que as ameaças se tenham desvanecido e, numa viagem apressada, mas necessária, em direcção ao norte, a jovem compreenderá finalmente a razão de tantos enigmas na história da sua mãe. Um percurso atribulado que, ao ser finalmente revelado, desvenda também o segredo das suas próprias origens.
Depois de um primeiro livro intrigante e cheio de mistério, onde várias questões ficam pendentes, O Deserto de Gelo vem responder a muitas das dúvidas despertadas no livro anterior. E, ainda que a história de Anaíd não sofra um avanço significativo, uma vez que a vasta maioria do enredo se prende com o passado de Selene, não há qualquer perda de envolvência pelo facto de muita da história ser um grande recuo ao passado.
Selene tem uma personalidade difícil e é, em grande parte, a sua teimosia a razão das dificuldades em que acaba por se colocar. Ainda assim, acaba por ser fácil sentir por ela uma certa empatia, ante uma vida onde o clã (e, em particular, a sua mãe) parece quer controlar até os seus mais ínfimos movimentos. Além disso, é curioso notar alguns paralelismos entre as acções e os erros de Selene e os da própria Anaíd, anos mais tarde, assim como entre o comportamento de Deméter para com Selene e o desta para com a sua filha.
Muitos segredos são revelados ao longo desta história e, para lá das revelações que vão sendo apresentadas, a própria força do secretismo surge também como um factor de influência, já que a recusa em dar explicações (explicações que poderiam evitar algumas circunstâncias complicadas) parece ser uma constante entre as bruxas deste livro. Cria-se, assim, uma certa ligação entre os sentimentos (particularmente os de revolta) da protagonista e o leitor, já que a autora consegue transmitir esse lado enigmático de uma forma em que a curiosidade quanto ao que cada personagem persiste em esconder.
Bastante cativante, com uma escrita fluída e um ambiente geral bastante diferente do primeiro volume, um livro onde acção, mistério e emoção se misturam para formar uma história agradável e emocionante, que culminará num ponto em que é quase impossível não querer saber o que se seguirá. Muito bom.

1 comentário:

  1. Fiquei muito curiosa Carla, pensava que o livro seria um pouco infantil.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar