quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Perfeitos (Scott Westerfeld)

Depois de todas as dificuldades, Tally conseguiu finalmente aquilo que queria. A sua vida é, agora, a dos Perfeitos, e é marcada por festas, diversão e convívio com outros como ela. Até que, numa festa de fantasia, vislumbra a figura de um indivíduo mascarado... como um dos Especiais. Começa assim o percurso para relembrar o passado e, talvez, recuperar aquilo que a cirurgia afastou.
Mais uma vez, Scott Westerfeld não desilude. Tal como o primeiro volume, Perfeitos é um livro cheio de acção, com um ritmo viciante e uma história envolvente, onde as aventuras de Tally nunca perdem o interesse, mas onde há também uma mensagem para lá do simples rumo da história. A possibilidade de ser livre por oposição à prevenção de escolhas capazes de causar danos permanentes; fidelidade, e as consequências de guardar segredos das pessoas mais próximas; coragem de mudar ou conformismo perante o que sempre foi assim. Estes são apenas alguns dos temas que se reflectem ao longo de uma história que é, toda ela, muitíssimo interessante e que nunca deixa de criar empatia com o leitor.
Novas personagens surgem que chamam a atenção, sendo particularmente cativante a personalidade de Zane, com a sua vontade de preservar as memórias do passado e de descobrir o que há para lá do mundo dos Perfeitos. Outros há que, conhecidos já do volume anterior, revelam uma natureza diferente e surpreendente, como é o caso de Shay, com as suas atitudes por vezes revoltantes. E até aqueles cujas aparições são mais breves conseguem deixar a sua marca, principalmente Maddy, com a sua relação conflituosa com Tally.
Mas nem só de personagens é feita a história, e há também uma visão muito interessante em termos de mentalidade global (e respectiva manipulação). Isto é explorado no funcionamento dos próprios Perfeitos (controlados com o fim de evitar que "se tornem uma praga), mas principalmente na reserva, onde Tally encontrará toda uma população manipulada pelos Perfeitos para os julgar como deuses e para sobreviver com base num ciclo de vingança.
Uma história cativante, contada de forma envolvente e que, com as constantes surpresas e revelações que vão surgindo, deixa uma grande curiosidade quanto ao que seguirá na vida e nas relações de Tally Youngblood.

Sem comentários:

Enviar um comentário