terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nasci para Nascer (Pablo Neruda)

Toda uma vastidão de temas e reflexões, em formas tão díspares como o discurso, o poema, o ensaio e a narrativa de viagem, num conjunto de cadernos que apresentam um retrato claro e completo do autor por detrás das palavras e que complementam a imagem já transmitida por Confesso que Vivi. Um livro onde cada texto é, por si só, uma imagem do poeta, mas que cria uma imagem global impressionante não só do homem, mas do mundo em que viveu.
Os lugares mais marcantes que visitou, os escritores que mais admirava, a sua posição acerca da cultura e da política e até mesmo a sua visão do conflito político no Chile, visão que lhe viria a causar sérios problemas. Todos estes elementos são explorados ao longo dos textos que constituem este Nasci para Nascer e há, em cada um deles, mais que a simples beleza de uma escrita cativante. Há uma mensagem forte, uma presença que não pode ser apagada. A força de um homem que reflecte, em cada frase, o seu apego às raízes, o seu amor ao país a que chamou pátria, a sua devoção à poesia enquanto arte e enquanto forma de luta, e, acima de tudo, a firmeza inabalável dos seus princípios.
Desde os textos mais introspectivos aos discursos mais exaltados, este livro reflecte Neruda em toda a sua intensidade de homem que, para lá da poesia (e, talvez, através dela) via e defendia o povo a que pertenceu. E é essa mesma força que, mais que as palavras em si, transmite uma mensagem global de perseverança e de luta, na voz de um autor que, em todos os seus sucessos, nunca se elevou a si próprio enquanto indivíduo, mas à totalidade da sua gente.

1 comentário:

  1. Adoro o trabalho deste autor...quem mo deu a conhecer foi meu amor Carlitos...fez das palavras de Pablo as suas! Txi amo

    ResponderEliminar